segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Quatro incendiários activos no Soeiro

É isso...não lembro agora os incêndios, mas quatro incendiários a actuar nas costas dos Bombeiros na zona do Soeiro, em que o fogo alastra há uma semana.

Fonte RTP/Protecção Civil


Notícia do Expresso, ainda mais interessante: "O suspeito de ter ateado o incêndio de Castro Daire, o principal fogo florestal ainda a decorrer em Portugal, detido ontem pela Polícia Judiciária, cumpria pena em regime de dias livres quando, supostamente, desencadeou as chamas.

Em causa estão dois incêndios alegadamente ateados pelo jovem detido, a 10 e 16 de Agosto, que destruíram mais de 50 hectares de floresta e mato.

O detido tinha ateado outro incêndio em Castro Daire em 2005, segundo revelou ao Expresso fonte da Polícia Judiciária. A mesma fonte adianta que no fim de semana, aproveitando uma saída graças ao regime de prisão por dias livres de que beneficiava há algum tempo, o jovem terá tido a oportunidade de desencadear este incêndio de grande monta.

O regime de prisão por dias livres permite aos condenados cumprirem a pena nas datas que lhes são mais convenientes, depois de negociadas com o tribunal. Podem desse modo manter o posto de trabalho e contactos com a sociedade para facilitar a sua reintegração.

Suspeito tem cadastro


O suspeito em causa, de nome próprio Marco, de 32 anos, trolha, está neste momento a ser ouvido no Tribunal Judicial de Castro Daire e tem cadastro por crimes de fogo posto, furto e condução de automóveis em estado de embriaguez, ainda segundo a Polícia Judiciária.

O suspeito de ter ateado o maior incêndio florestal em curso em Portugal - dominado cerca das 10 horas de hoje e já em fase de rescaldo - reside em Castro Daire e foi detido pela PJ do Porto.

É o único suspeito de ter ateado o fogo que ontem se reacendeu, na aldeia de Aguadalte, freguesia de Moledo, Castro Daire.

Fogo dominado com recurso a aviões


O incêndio iniciou-se domingo, teve várias frentes ativas e deixou em pânico as populações, obrigando até a accionar o Plano Municipal de Emergência de Castro Daire. "

Sem comentários: