terça-feira, 10 de agosto de 2010

Onde está esse mais que Obama?

Onde está o primeiro-ministro europeu que em mais declarações surge por telejornal - não sobre acções mas em resposta a críticas, justificações e declarações de intenções - onde está essa alminha que, de longe, vê arder o país e assiste, sem aparecer, à morte dos bombeiros, à perda e impotência das populações?
Onde está "esse mais que Obama", que não prescinde de férias de Agosto quando contribui tanto para que os portugueses deixem de ter férias, e muitos o que comer? (O sistema português não é presidencialista e a ele cabia representar o governo).
Onde está?! Chegará a tempo para o funeral de algum bombeiro?
Eu sei que hé um ministro da Administração Interna e muitos responsáveis na Protecção Civil...mas quem assiste à constução selvagem de moradias de patos bravos em zonas protegidas também percebe como foram feitos os PDM...
Quanto aos incendiários: há que atá-los às árvores das florestas em que atiçam os fogos...não para que ardam...mas para recearem fisicamente arder.
Acho que era isso que queria dizer o combatente do fogo que pediu na RTP a alteração da legislação...
Quanto ao que se passou no Parque Peneda Gerês...bem, eu escrevi neste blog, uns dias antes, que os guardas florestais se queixavam da falta de meios - gasolina e comunicações para patrulharem o terreno.
Sócrates está bem para Putin e vice-versa: ele acabou com os guardas florestais na Rússia. Mas, ao menos, terminou abertamente com a função e despediu-os simplesmente. Em Portugal...faz-se de conta. E vê-se. Viu-se o Gerês a arder. E São Pedro do Sul e Alcobaça e Lousada e ...os bombeiros a morrer.


Sem comentários: