terça-feira, 3 de agosto de 2010

Planeta menos Azul

Os telejornais de hoje foram deprimentes, porque a realidade é deprimente.
O que se passa no Paquistão, com três milhões de desalojados por causa das inundações, e os incêndios que devastam a Rússia, mostram o quão a humanidade desleixa o Planeta Azul. A seguir à notícia do impacto das mudanças climáticas no Paquistão, tivémos de dar a notícia dos conflitos em Karachi.

Não tem havido muitos justos à frente de Estados-potências. A aliança Putin-Medvedev originou, há dois dias, a demissão da assessora para os direitos humanos (nomeada por Putin em 2002) "por alegado desajustamento entre a promoção teórica de um Estado liberal e a realidade.
Quem assiste ao desfilar de vaidades dos oligarcas russos e acompanhantes na Praça Vendome, Paris, e nas melhores casas das melhores marcas... à compra desenfreada de propriedades míticas no sul de França e de Itália... não pode deixar de engulir em seco quando ouve as queixas da população russa do interior: "nem estradas, nem água nas torneiras, nem bombeiros, nem guardas florestais"- o governo federal acabou com os guardas federais.

Por uma questão de enquadramento: em 1926, o recorde da temperatura negativa no Inverno, na Sibéria (em Oymyakon ou Oimekon, no Leste, na República de Sakha, com 1000 habitantes), foi de - 71ª C.
No ano passado, também no Inverno, na mesma localidade, a temperatura foi -56ºC.
Mas no Inverno de 2009 a temperatura negativa não baixou de - 33º.

Assim, não é de admirar que as temperaturas de verão atinjam o calor recorde de 37/38º positivos e deixem os russo à beira de um estado de nervos.

E o Kremlin atreveu-se a desdenhar os ecologistas sobre as mudanças climáticas?

É bem...vamos continuar a vender património e diamantes aos patos bravos russos e meter os Khodorkovski's em celas siberianas e as Politkovskaïa's em campas razas. Desde que Moscovo continue a prometer fontes energéticas à Europa, os europeus vão fechando os olhos a tanta falta de liberdade, fraternidade e igualdade.

Sinceramente, os paquistaneses e os russos precisam de verdadeira solidariedade.

Sem comentários: