sábado, 21 de abril de 2012

Traiçõezinhas em guerra

O mal parecia estar enraizado nos cantos da cidade, em cada esquina, em cada ponto de mira para onde partiam balas contra civis que corriam, que tinham de sair à rua para encontrar os meios necessários à sobrevivência: água, pão, batatas, carvão...e, notícias.
Uns meses depois do início do cerco, já toda a gente desconfiava de toda a gente. Mas eu, nem depois da guerra da Croácia, de Angola, e de uns dias de horror na Bósnia, desconfiava de outra alma humana. Naif. Burra. Para mim, só havia bons e maus: os maus faziam a guerra e os bons sobreviviam e resistiam cultural e fisicamente. Os mais ou menos, por natureza, teriam de andar afastados de mim.
Tínhamos uma pool de informações, onde fazíamos o nosso depósito como se fosse sangue acabado de doar. Custava a vida de muita gente trazer a informação.
Houve um dia em que eu trazia um som que mais ninguém tinha. Apresentaram-me um jornalista japonês e pediram-me para lhe ceder o som e ele dar-me-ia umas imagens incríveis de Dobrinja. Desconfiei, não queria mesmo dar nada a alguém que não conhecia nem pertencia à pool. Mas havia um câmara-man berbere, um egípcio lindo,lourinho, de olhos azuis, exilado em Chipre, que trabalhava para a norte-americana ABC... parecia o Bem em pessoa, todos o escutávamos como a um Cristo, transmitia paz, e pediu para confiar nele, um companheiro da estrada. Eu fui naquele zum zum e entreguei o meu tesouro de sons de bombas e gritos e tudo o que precisamos para testemunhar um ataque e conferir as armas e munições usadas.

Nunca soube o nome daquel japonês: o Kori tinha-nos fotografado, de modo que, mais tarde alguém o identificará.
Claro que ao tentar carregar a imagem percebi que tinha recebido uma cassete virgem de um dos muitos aventureiros sem escrúpulos que sugava o trabalho dos jornalistas e o faziam ir para....lado nenhum ou apenas para o seu pais.
Por acaso, não tive problemas de mais quando gravei uma crónica: não me faltaram bombardeamentos ao vivo para atestar a verdade do que afirmava.

Sem comentários: