sábado, 21 de abril de 2012

Frio durante o cerco

O frio. Nos mais recondidos espaços da mente, lá estava ele a interferir com as minhas reportagens. O Rodrigues dos Santos comentaria mais tarde, nas suas "Crónicas de Guerra", que eu naquela altura, estava muito sensível ao frio e lembrava-o nos "vivos que fazia", ou nas crónicas pelo telefone.
Naquele dia em que acordei às 7 da manhã, estremunhada, no escritório em frente ao da EBU /tranmissões, com o pessoal todo a chegar coma as almofadas dos abrigos e eu a dormir como se nada tivesse sido, percebi que algo estava errado.
Quando deixamos de ouvir as explosões é porque deixamos de nos interessar, perdemos o medo e podemos, por isso mesmo, morrer a qualquer momento por deixar de tomar os cuidados básicos para sobreviver.
Ainda fiquei mais uns dias, mas percebi,naquele acordar soberbo, numa cama de campanha, com um cobertor militar e uma almofada, que o conforto não duraria muito tempo. A única vez que consegui juntar os três elementos, no cerco de Sarajevo. Faltava um pãozinho quente e um leitinho...mas não se pode ter tudo.
Antes de partir, sem saber como, anda havia de fazer algo com aquele técnico de câmara egípcio. Acabámos por sair os dois, com o câmara do Reverte, o Miguel Martinez, fazer uns shots, voltar e montar, foi um dia chato. Convidaram-me para comer no Holiday Inn e lá fui entrevistar gente gira, como foi o caso do jovem voluntário que levava uma cisterna de água e uma bala atravessou o seu capacete pela nuca sem o tocar. Desmaiou três horas e quando acordou, o maior amigo estava morto. Era um menino. Um bebé de 18 anos que queria salvar o mundo. Ele percebera, como eu ao princípo, que os blindados da ONU não paravam para socorrer civis.
E estava tanto frio.
Regressei à TV bósnia mas não cheguei ao meu escritório. Estavam todos nos abrigos e eu fiz o caminho do meu amigo da CNN até ao telhado. Repeti a senha, a LOZINKA... Abriram-me a porta e levaram-me para a torre de vigia. Foi uma noite violenta.
Na crónica deixei de ter assundo normal: "está muito frio e não há como recolher todos os mutilados que ficam pelo chão na sequências dos bombardeamentos."

Sem comentários: