quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Primeira morte de e apenas gripe A

E eis que aconteceu o que todos temiam: o vírus HN1N1 parece já estar em mutação. Em França, morreu o primeiro paciente de gripe A sem patologias associadas. O jovem sadio de 26 anos que morreu em St Étiènne (uma hora de Lyon) morreu devido à insuficiência respiratória causada pela gripe, morreu no hospital depois de ter ido às urgências com 38,5° de febre e problemas a respirar. Estava muito preocupado com a namorada, também com gripe A. Ela está bem e ele, sem que nada o fizesse adivinhar, morreu.
A questão que se coloca em França é que todas as pessoas a quem está a ser diagnosticada virosa respiratória possivelmente causada por gripe A não fazem o teste se não pertencerem a grupos de risco. Só que estes pacientes têm de saber se transmitiram ou não o vírus em fase de incubação aos camaradas de trabalho, incluindo as grávidas e diabéticos que estão ao lado!
Aqui na redacção ainda não foram entregues esponjas para uso individual nos microfones e não há toalhetes nas cabines de mixagem (para passar no écran que se activa com o dedinho) mas não há crise. Os jornalistas são cool: vêm de curar a gripe de casa e riem com o facto de continuarem sem saber se foi mais A ou menos A... cada um têm o próprio frasquinho de líquido para lavar as mãos entregue na recepção desta casa! Lol!

Foram registados cerca de 40 mil casos de gripe A França e Ultramar - Nova Caledónia, Martinica, etc...) Esta foi a primeira morte ocorrida em território continental. Nas colónias houve mais três ou quatro mortes de gripe A sem doenças associadas.

Sem comentários: