segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Confraria do Arroz entroniza Zé Carvalho

A CONFRARIA DO ARROZ E DO MAR entronizou José Carvalho a título póstumo; todos o conheciam ou por Zé do Búzio ou por Zé Gémeo. A sua irmã Júlia Curado teve o cuidado de partilhar connosco o que foi dito na cerimónia, o que muito agradecemos com amizade e reconhecimento (infelizmente não estou a conseguir publicar a foto que a Júlia enviou com o texto; vai uma de arquivo).





JOSÉ HENRIQUE MENDES RODRIGUES DE CARVALHO nasceu há 53 anos na cidade da Figueira da Foz, mais precisamente a 5 de Março 1956.



O Zé Henrique de Carvalho julgo que dispensa de grandes apresentações, mas podemos dizer que:

- Nasceu e cresceu no seio de uma família em que as palavras de ordem foram sobretudo a solidariedade e amizade sem olhar a quem, valores que o ZÉ sempre soube preservar com o coração aberto.



Toda a educação básica do Zé Gémeo se processou nesta cidade, desde o Jardim-Escola João de Deus, passando pela Escola Primária Conde Ferreira e Ensino Preparatório na Velha Academia Figueirense, bem como posteriormente o Secundário no então Novo Liceu Nacional da Figueira da Foz.



Foi a partir do enlace do Zé com a Rosa, já em Abril de 1990, que em seu nome pessoal e como sócio gerente do Restaurante Búzio, se dedicou à defesa, valorização, difusão e promoção da Cozinha Regional da Figueira da Foz, bem como de outras Regiões.



Participou nos mais diversos eventos gastronómicos e culturais, nomeadamente nos da “Confraria do Arroz e do Mar”, tendo sempre por objectivo difundir e promover a nossa gastronomia desde o Arroz ao Pescado da Figueira da Foz e Baixo Mondego, difundindo igualmente os vinhos da região da Figueira, levando o nome da Figueira da Foz aos mais variados destinos.



Nos numerosos eventos, convívios e festivais gastronómicos em que cooperou promoveu sempre o nome da Figueira quer a nível nacional quer a nível internacional, tendo participado no Festival Gastronómico de Santarém, de Lisboa, chegando a representar o Município da Figueira da Foz na Casa de Portugal em Toronto, no Canadá.



F.Foz, 19.Setembro.2009





+++++++++



Como foi dito, o Zé Henrique colaborou por diversas vezes com a Confraria do Arroz e do Mar, a última das quais aquando da Feira Gastronómica de Santarém, ocasião em que o Zé manifestou vontade de pertencer à Confraria. A intenção desta entronização datava assim de há meses atrás, o que não foi possível concretizar por “falta de tempo”.

Uma vez que não tinha havido mais nenhum Capítulo após a participação da Confraria na Feira de Santarém foi decidido proceder, agora à entronização do Zé, a título postumo.

1 comentário:

Fernando Melo disse...

Estou completamente chocado. Varro a minha base de dados para pesquisar e seleccionar quem trabalha bem na Beira Litoral, e dou com este blog, esta notícia tristíssima. Não sei bem quando aconteceu o desaparecimento do Zé Carvalho, mas também não interessa. Foi o Zé Mendonça da Quinta dos Cozinheiros que mo apresentou e estivemos juntos várias vezes. Aprendi muito, tanto com um como com outro. Dos três, resto eu, o mais dispensável.

Fernando Melo
Crítico de Vinhos e Gastronomia
Wine / Público / Sábado