Um filme documentado nos testemunhos dos sobreviventes, socorristas, telefonemas registados dos condenados à morte nos atentados às Torres Gémeas confirma o que todos sabíamos há muito: a manipulação dos Media para ocultar os atropelose desvarios dos norte-americanos depois dos ataques e os defeitos de construção.
As pessoas que resolveram descer da segunda torre, depois de saberem que a primeira estava em chamas, foram impedidas de sair e mandadas de regresso aos escritórios pela segurança do hall de entrada e pelos representantes dos patrões de várias empresas.
Os que estavam sem saída nos andares armadilhados pela explosão, foram proibidos de sair dos escritórios por telefone...bem rezavam para os helicópteros os irem buscar mas os pilotos também se recusaram "por ser demasiado arriscado". Quando pediram para partir as janelas, proibiram-nos terminantemente de o fazer - só muito depois da segunda explosão no outro prédio, foram autorizados a partir as janelas para respirarem.
As escadas das Torres eram descontinuadas. Chegava-se a determinado andar e tinha de se voltar a entrar, atravessar os escritórios e corredores enfumarados ou em chamas e procurar uma porta que desse para a continuação das escadas..de preferência que descessem....pelo caminho nesses labrínticos espaços estavam escondidas pessoas, sem saberem que as paredes eram de gesso - tal a ilusão de grandeza que aquelas construções davam...um simples pontapé numa delas salvou um grupo de meia dúzia de sobreviventes encolhidos no chão de uma casa de banho.
Fiquei a saber que mais de 100 pessoas saltaram de um só andar de escritórios, quando a maioria , no interior, já jazia inanimada (o jornalista francês que acompanhava os bombeiros para um outro filme registou o som dos corpos a cairem e a imagem de uma maca com um dos "jumpers" sem braços e sem pernas, mas ainda vido, a ser levada pelos bombeiros).
Mas a maior de todas as afrontas é a ordem de comando que condenou à morte todos os bombeiros que subiram as escadas dos andares imediatamente inferiores à segunda explosão quando já se sabia que o prédio já estava condenado.
A Casa Branca devia era pedir desculpa por não ter assumido os erros cometidos logo no início do dia...por não ter dado ordem de evacuação imediata de toda a zona, por não ter aceite a informação das diferentes polícias sobre Osama antes dos atentados, por não ter coordenado a situação de emergência a partir do primeiro minuto.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário