terça-feira, 5 de maio de 2009

Contra a Matança das Focas Bebé

Abriu a temporada da caça às focas bebé no Canadá. Perdeu-se o senso comum? É normal reincidir na bestialidade? Quis carregar uma foto mas eram todas demasiado sangrentas. Encontrei esta imagem de protesto...sempre me alheio um pouco dos sanguinários seres que satisfazem instintos primários à paulada a estes bebés (mamíferos) maravilhosos.
O Parlamento Europeu proibiu o comércio nos 27 de todos os produtos derivados da foca não provenientes da caça tradicional dos esquimós. Urra!!!




O pelo branco da foca bebé protege-a dos caçadores apenas uns dias... o tempo suficiente para a pelagem ficar prateada. Nessa altura, com uma quinzena de dias, deixa de mamar, a mãe abandona-a e ela fica apto para a caça. Este foi o único limite legal de idade imposto em 1987 no Canadá, devido à pressão dos defensores dos direitos dos animais.
Todos os anos são caçadas mais de 900 mil focas, quase um milhão. 60 por cento no Canadá, na Groenlândia e na Namíbia. A Islândia, a Noruega, a Suécia,a Finlândia, o Reino Unido , a Rússia e os Estados Unidos matam os outros 40 por cento.
A época alta da caça à foca no Canadá é, no fim de Março, no Golfo de São Lourenço, onde os caçadores utilizam o "hakapik" uma picareta muito pesada que mata rapidamente sem estragar a pele.
Mais a norte, na Terranova, os caçadores matam as focas a tiro nas duas primeiras semanas de Abril. A picareta é utilizada em último recurso.
Esta é a maior caça aos mamiferos marinhos do mundo. Todos os anos, o Canadá fixa as quotas de caça. Em 2008 autorizou a matança de 275 mil focas; este anos, 280 mil de uma população de cerca de 5,5 milhões de indivíduos segundo o governo canadiano.
Os produtos derivados da foca são a carne, os ácidos gordos Omega- 3, e apele, que é o mais importante para o mercado sempre em alta das peles na indústria da moda.
Entre os importadores de pele de foca canadiana, os principais são a Noruega, a Alemanha, a Groenlândia e a China. Alguns deles também caçam.


Maria João Carvalho com Beatriz Beiras para a euronews

1 comentário:

Ana disse...

OI, muito legal esta reportagem, e você me ajudou com um projeto que ue tinha que fazer, por favor mande um e-mail para mim respondendo estas perguntas: - Você é da onde?( eu não vou fazer nada com isso), - Você sempre quria ser jornalista?
Obrigada
anapaulasoliv@gmail.com