domingo, 22 de janeiro de 2012

Exército dos EUA: profanação e ódio

A semana foi longa e intensa em acontecimentos mundiais e, depois do acidente do Costa Concordia na ilha de Giglio, pensei que era hora de descansar e não me chocar com mais nada. Mas eis que me surge a imagem de quatro militares americanos a urinarem sobre os cadáveres dos talibãs. E "salta-me a tampa".
Que exército é este que prococa a perdição do seu povo à mão de terroristas loucos de ódio desencadeado por ações como esta? Que Chefe de Forças Armadas permite a repetição destes episódios? Já o tinhamos visto com a humilhação dos presos. Pensámos que passara a haver ordem e disciplina...mas não.
Obama é agora o responsável pela ordem de retirar de vez. Que não perca a face e salve o próprio território de ataques terroristas por represália, é o que desejam todos os que, como eu, são contra a guerra no Iraque ou no Afeganistão. Os russos nada conseguiram, com disciplina... porque haviam estes selvagens cowboys de ganhar uma guerra a urinar sobre cadáveres e a divulgá-lo como se fosse um ato de coragem? Que cultura é essa que desrespeita a queda de um inimigo? Que desrespeita os mortos em terreno de batalha?

Sem comentários: