terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Euronews pode prosseguir em português com apoio de Bruxelas

O deputado centrista Ribeiro e Castro admitiu hoje a possibilidade da Comissão Europeia apoiar a manutenção das emissões do Euronews em língua portuguesa, cenário que diz ser "indispensável" e de elevado valor para o país e para a língua.
"Seria um recuo histórico trágico se Portugal se retirasse do projeto", declarou o deputado do CDS-PP à agência Lusa em Bruxelas, onde se reuniu sobre o assunto com Viviane Reding, comissária para a Justiça e para os Direitos dos Cidadãos.

Realçando que sai de Bruxelas "muito animado" e "encorajado" com as palavras da comissária, Ribeiro e Castro, também presidente da Comissão Parlamentar de Educação, diz que é preciso encontrar "soluções criativas" para enfrentar o possível término das emissões em português do Euronews.

A RTP informou em janeiro que não renovará o contrato com a Euronews, que em maio partirá para o despedimento coletivo dos jornalistas portugueses, e encerrará o serviço desta língua em janeiro de 2013, se não encontrar financiamento.

A informação foi então avançada no Parlamento pelo presidente do conselho de administração da Euronews, Michael Peters.

O serviço em língua portuguesa é assegurado por 17 jornalistas portugueses em regime permanente e ainda cerca de 20 "free lancers" portugueses, que se encarregam do noticiário em português. O português é uma das onze línguas em que emite a euronews, que conta com cerca de 400 jornalistas de 23 nacionalidades.

Sem comentários: