terça-feira, 14 de setembro de 2010

Surf: Melhores do Mundo na Figueira

David Raimundo numa foto de Pedro Cruz




Do responsável pela Comunicação do evento, Miguel Pedreira:


Boas ondas no regresso dos melhores do mundo à Figueira da Foz



Começou hoje o Lusiaves Figueira Pro 2010, a 28ª etapa do circuito mundial de surf de qualificação, com seis estrelas de pontuação e 145.000 dólares de prize-money, nona prova a contar também para o ranking europeu.

E começou da melhor forma, com ondas fantásticas, de cerca de um metro e com excelente formação, consideradas já pelos atletas como algumas das melhores ondas da perna europeia de Verão deste circuito, na praia alternativa da Murtinheira, a norte da Figueira da Foz e do palanque principal, colocado na Praia do Cabedelo.

Com muito bom tempo e pouco ou nenhum vento, a Praia da Murtinheira foi assim um palco de excelência para o início da competição, cerca das 10h30m, prolongando-se até às 18h, sempre com boas condições, o que proporcionou excelentes performances por parte de alguns dos melhores surfistas do mundo.

Assim, hoje realizaram-se as oito baterias da primeira fase, bem como as oito primeiras da segunda fase, com alguns dos ex-top mundiais a destacarem-se. O brasileiro Heitor Alves, vencedor da etapa anterior, no País Basco, venceu as duas baterias em que competiu, conseguindo a segunda melhor onda do dia (9,17 pontos em 10 possíveis) e o segundo melhor score total (15,94 pontos em 20 possíveis), provando o seu actual bom momento de forma, que lhe dará um lugar quase certo no circuito principal de 2011.

A maior pontuação do dia foi para o jovem norte-americano Tanner Gudauskas, de 22 anos, com 16,5 pontos, outro atleta que competiu no World Tour este ano mas que, após as cinco primeiras etapas, não conseguiu permanecer entre os Top 32 que seguem para as restantes cinco provas, vindo assim directamente para a Figueira da Foz, tentar buscar pontos importantes para o seu regresso à elite mundial.

A melhor nota do dia foi para outro surfista brasileiro, André Silva, que foi recompensado pelos juízes com um 9,67 (em 10 possíveis), graças a uma onda quase perfeita, onde fez um tubo de backside muito profundo, com uma prancha quase partida ao meio e com uma quilha praticamente a cair!...

Outros atletas executaram manobras aéreas de deixar mais de metade das pessoas que assistiam a coçar a cabeça, de tal forma desafiavam as leis da gravidade! Esse tipo de manobras, aliás, foi uma das regras do dia, com boas performances também de Jerônimo Vargas, Messias Félix, David do Carmo, Wiggolly Dantas, Yadin Nicol ou do francês Charles Martin, campeão europeu Pro Junior deste ano, que também avançou em duas baterias e já se encontra no Round de 48 atletas.

“Estão altas ondas,” afirmou o jovem francês, de 20 anos. “Esta praia é linda e, com as ondas que estão, faz muito lembrar Hossegor, em França, por isso sinto-me praticamente em casa. Estou a fazer estes campeonatos WQS apenas para ganhar rodagem competitiva, pois o meu grande objectivo é o mundial Pro Junior, por isso estou descontraído e tudo o que vier é bem vindo,” concluiu, filosófico.

Entre os 16 atletas portugueses inscritos, destaque para o algarvio Miguel Mouzinho, que também já avançou para a terceira fase (round de 48 atletas), eliminando o havaiano Cheyne Willis.

Destaque também para Alexandre Ferreira, que no primeiro heat da primeira fase avançou atrás de Heitor Alves, eliminando outro português, David Raimundo, e no segundo round acabou eliminado, mas muito perto de ultrapassar a pontuação do norte-americano Austin Ware, que em 2009 ficou muito perto de se qualificar para o World Tour.

Ainda na segunda fase, por competir, encontram-se João Guedes, João Antunes, Ruben Gaonzalez, Nuno Telmo, Miguel Ximenez, Paulo Alves Almeida, Justin Mujica e Ivo Cação, que terão a oportunidade de tentar avançar na prova amanhã, a partir das 9h30m, novamente na Praia da Murtinheira.

A actual previsão aponta para boas ondas amanhã, novamente naquela praia, mas também para um aumento significativo da ondulação a partir de quinta-feira, estendendo-se até ao fim-de-semana, para terminar o Lusiaves Figueira Pro 2010 em alta!



Para mais informações à imprensa, contactar:

Puro Feeling
e

Sem comentários: