domingo, 19 de setembro de 2010

Lusiaves pro 2010 - puro feeling

fotos MJC

Neste Mundial de Surf da Figueira, Rotativas destaca o papel de Eurico



do Miguel



da Patricia



dos surfistas, em geral



e dos amigos do surf, em particular






Alegria do vencedor , numa foto de Pedro Cruz



Press release de "puro feeling":

Heitor Alves é o campeão do Lusiaves Figueira Pro 2010! O surfista brasileiro derrotou Yadin Nicol na final, com um score de 15,10 pontos em 20 possíveis, contra os 9,50 do australiano. As condições do mar nesta final estavam difíceis, mas o brasileiro adaptou-se muito bem e venceu o seu segundo WQS de seis estrelas consecutivo, amealhando mais 3000 pontos para o ranking mundial, bem como 20.000 dólares para a sua conta bancária.



“Não sei nem o que dizer,” comentou o atleta de 27 anos, à saída da água. “Estou muito feliz e quero agradecer a toda a gente que aqui esteve, ao sol, ao frio, ao calor, mas a torcer por nós e a aplaudir. Fomos muito bem recebidos, a organização está de parabéns porque foi exemplar, e eu… bom, duas vitórias consecutivas sabe muito bem! Fez-me lembrar o Mick Campbell, que há uns dois ou três anos conseguiu o mesmo aqui na Europa… foi nele que me inspirei. Agora parto para a perna brasileira mais tranquilo, mas muito motivado também,” afirmou o simpático atleta, que com este resultado praticamente garante a sua re-entrada no World Tour, em 2011.



Na realidade, Yadin Nicol foi o primeiro a abrir a bateria final, com uma onda de 4,67 pontos, mas logo de seguida o surfista brasileiro mostrou que veio à Figueira para levar o troféu e selou o heat com um 7,77 e um 7,33. Yadin Nicol nunca conseguiu entrar no ritmo do heat, mas não deixou de sair da Figueira da Foz com o melhor resultado da sua carreira.



“Super stoked, mate!” comentou. “O Heitor é muito difícil de bater nestas condições, vai buscar velocidade onde eu nem imagino, mas uma final é o meu melhor resultado de sempre, por isso estou muito contente, claro. Saio daqui muito motivado e preparado para o resto do ano,” concluiu.



Heitor Alves começou por vencer o neo-zelandês Richard Christie, um dos atletas em grande forma nesta prova, depois o seu conterrâneo Wigolly Dantas, o espanhol Jonathan Gonzalez e assim chegou à sua segunda final em duas semanas. Neste caso, o vencedor do Lusiaves Figueira Pro 2010, começou a prova na primeira bateria da primeira fase e só a terminou na última bateria do evento!



Destaque ainda para Jonathan Gonzalez e Tanner Gudauskas, que alcançaram as meias-finais da prova, terminando em 3º lugar ex-aequo, mostrando muito surf. Tanner Gudauskas fez o melhor score de todo o campeonato, 17,84 em 20 pontos possíveis, logo na primeira fase do dia. Jonathan foi mesmo o melhor europeu em prova, alcançando também aqui na Figueira o melhor resultado da sua carreira.



O atleta das Canárias bateu o seu grande amigo galego Gony Zubizarreta nos quartos de final, numa bateria muito interessante, deixando Zubizarreta num óptimo quinto lugar lugar, ex-aequo com o francês Tim Boal e com os brasileiros Wiggolly Dantas e Leonardo Neves, outros três atletas em grande momento de forma, com bons resultados recentes.



No round cinco ficaram alguns dos surfistas que até aqui vinham a realizar algumas das melhores médias de todo o campeonato. Richard Christie, Austin Ware, Royden Bryson e Glenn Hall foram alguns dos que, apesar das boas prestações, ficaram pelo caminho, em nono lugar.



Durante a animada e divertida entrega de prémios, que teve como assistência as centenas de pessoas que hoje assistiram ao Lusiaves Figueira Pro, Eurico Gonçalves, em representação da EG Events, recebeu um prémio-surpresa da Câmara Municipal e da Figueira Grande Turismo, pela organização deste evento.



De seguida, João Ataíde, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, deu os parabéns a todos os que puseram de pé esta prova e os que nela participaram, convidando-os a regressarem em 2011. “É com muito prazer que vos recebemos aqui e desejamos que voltem no próximo ano. Depois de oito anos sem os melhores surfistas do mundo aqui na Figueira, não vamos deixar que isso aconteça novamente,” concluiu.


O presidente do conselho de administração do Grupo Lusiaves, Avelino Gaspar, foi também esclarecedor quanto à sua aposta. “Somos um grupo sediado na Figueira, com grandes responsabilidades sociais aqui, por isso não podíamos deixar de ajudar um evento desta importância, que promove o nosso concelho. A aposta está ganha, que venham as próximas,” comentou.



Durante todo o dia (e também amanhã), a Nokia Surf Academy continuou a proporcionar aulas gratuitas a quem se mostrasse interessado, inscrevendo-se nelas e aproveitando as pequenas mas deliciosas ondas que quebravam na Praia do Cabedelo.



Embora a prova principal do Lusiaves Figueira Pro 2010 tenha terminado hoje, este evento só termina mesmo amanhã, com a realização da Buondi Expression Session, a partir das 13h30m, que oferecerá cerca de mil euros de prize-money, além de muitos outros prémios, aos surfistas que consigam executar as melhores manobras.

fotos MJC




1 comentário:

Adriana disse...

Maria João , obrigada pela tua visita ao meu blogue, o comentário e o simpático gesto de divulgação.
P.S: peço desculpas pelo meu português !