sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Praia do Cabedelo


Bruno Marques e Miguel Pedreira - puro feeling



Marca e projecto Janga


Miguel Figueira, genial arquitecto surfista em entrevista ao I






Wes e Miguel

press release de hoje:
Lusiaves Figueira Pro 2010

Tanner Gudauskas e Austin Ware destacam-se no quarto dia






Apesar do check-in marcado para as 07h30m, o primeiro heat do dia entrou na água apenas às 10h45m. A hipótese de mover o campeonato para outro local foi considerada logo após a organização ter analisado as condições do mar. Este acabou por se realizar em boas ondas de cerca de meio metro a um metro, com sets maiores, num pico situado cerca de 200 metros a sul do palanque principal.



No primeiro heat da manhã, o neo-zelandês Richard Christie e o americano Austin Ware levaram a melhor sobre o francês Charles Martin. Austin Ware marcou mesmo uma das melhores médias do dia (e do evento), 16,50 pontos em 20 possíveis. Já o neo-zelândes Richard Christie continua a surfar muito bem e é um nome a ter em conta nas próximas fases da competição.



Da “armada” brasileira que ainda se encontra em prova, Heitor Alves foi o destaque, com um surf muito seguro e muito “power”, vencendo o seu heat com um score de 14,77 pontos. Jano Belo, Wiggolly Dantas e Leonardo Neves também passaram as suas baterias, avançando para a próxima fase da competição.



Dos oito europeus em prova, cinco passaram à fase seguinte. Destaque para o espanhol Gony Zubizarreta e para o francês Tim Boal, que marcaram os melhores scores. Gony e Marc Lacomare passaram juntos à fase seguinte, deixando para trás o mediático australiano Mitchel Coleborn.



Já o espanhol Jonathan Gonzalez, das ilhas Canárias, surfou muito e venceu o seu heat sem dificuldades, deixando para trás, juntamente com o sul africano Rudy Palmboom, a supresa do campeonato – Francisco Bellorin, da Venezuela. O mesmo se passou com Tim Boal, que também avançou para a fase seguinte e promete dar muito trabalho ao seu próximo adversário.



Destaque do dia para a quinta bateria desta fase, onde o americano Tanner Gudauskas, o sul-africano Shaun Jobert e o francês Maxime Huscenot lutaram até ao fim pelos dois lugares que garantiam a passagem à fase seguinte.



Este foi o heat mais pontuado e dramático do dia, com os três atletas a fazerem ondas muito boas, trocando constantemente de posições e passando todos pelo primeiro lugar. Tanner Gudauskas consolidou o primeiro lugar com uma onda de 7,83 e outra de 9 pontos, conseguindo o melhor score do evento até ao momento, 16,83 pontos em 20 possíveis.



Shaun Joubert, arriscou tudo e, com um surf progressivo e actual, conseguiu terminar o heat na segunda posição, à frente do francês campeão mundial júnior, Maxime Huscenot. Maxime obteve um score (13,90 pontos) que lhe daria a passagem em quase todas as baterias desta fase mas, desta vez, os seus adversários foram superiores.



Com a maré a vazar, as condições pioraram um pouco e a organização, depois de consultar todos os atletas, resolveu terminar a prova por hoje, deixando para amanhã as próximas fases.



Mas a animação continuou aqui na Praia do Cabedelo. Pelas 16h30m, já com o sol a querer espreitar depois de um dia nublado, cerca 40 alunos da escola EB1 da Gala tiveram a possibilidade de experimentar surf pela primeira vez, graças às aulas gratuitas da Nokia Surf Academy, que se associou a este evento. Os sorrisos nas caras destes 40 miúdos, entre os 6 e os 10 anos, dava a entender que este foi um dia que dificilmente esquecerão.



A componente social do Lusiaves Figueira Pro 2010 é uma realidade e uma aposta também da organização. Graças aos nossos patrocinadores, os excelentes almoços confeccionados pela Quinta dos Cozinheiros são servidos gratuitamente pelos alunos do Intep a todos os atletas e elementos do staff aqui presentes. Toda a comida que não é consumida, segue dirctamente para a Associação Novo Olhar, uma instituição de solidariedade social.



O Lusiaves Figueira Pro 2010 regressa então amanhã, a partir das 7h00m, novamente na estrutura principal da Praia do Cabedelo, para a quinta fase da competição e, eventualmente, os quartos-de-final, meias-finais e final, todas já com baterias homem-a-homem.



Hoje ainda, a partir das 23h, realiza-se a primeira de duas festas oficiais do Lusiaves Figueira Pro 2010, no bar Musicais, junto ao Casino da Figueira, que contará com a presença do actor e surfista Pedro Lima, padrinho deste evento, que estará connosco ao longo de um fim-de-semana soalheiro.

Sem comentários: