quinta-feira, 15 de julho de 2010

Heróis sem Tempo - Carlos Cardoso

Um amigo alertou-me para esta falta de activismo bloguista, mas eu estava na fase (como todos lá passamos) de "incubação das coisas". Para chegar à conclusão que aquela teima do "copo meio vazio ou meio cheio" tem a ver com a concepção de vida e as estrelas que semeamos no caminho. Os que não acompanham psicologicamente são os fracos. Os que não o fazem, fisicamente,são os heróis sem tempo e as pessoas com fibra que constituem o nosso círculo, pequeno mas aberto ao mundo, de resistentes e amigos de corpo e alma.

Sendo assim, compreendam que recomece este Rotativas com o desabafo de uma mãe de amigos meus de infância, que perdeu o filho há três dias: "O Carlos Manuel já não está entre nós.....".

A esta Mãe de um tal irmão na minha vida, respondo com a última frase de espanto e cumprimento, quando eu e a minha Mãe nos cruzámos com ele durante a minha última estadia na Figueira (sempre que lá ia, trocávamos mimos destes):
"- Que bom é ver jantar e sair uma mãe com a sua filha!"

Este era o Carlinhos, bom como as coisas boas. Amigo nas tempestades, quando não se vislumbravam bonanças, que não precisava mais do que saber que as ideias fazem o mundo...e ele foi sempre tão cheio de novas ideias, de conceptualizações mágicas.

Apresentou-me o filho e a namorada no mesmo restaurante onde me cruzei com ele em Junho. Vou continuar a vê-lo quando regressar, como aos outros heróis sem tempo que guardo tão ciosamente dentro de mim. E depois ainda me perguntam porque é que continuo a sorrir quando estou sozinha?
Pudera! Tenho um tesouro de memórias que os meus amigos me plantaram na alma e que honro, de quando em quando. Quem está sozinho é quem não honra os seus amigos ou irmãos.

in O Figueirense
Carlos Manuel da Silva Cardoso, nasceu na Figueira da Foz em 1953. Para além de um vasto curriculum como arquitecto, Carlos Cardoso destacou-se acima de tudo como Pessoa, Pai e cidadão tendo projectado desinteressadamente inúmeras obras em colectividades do Concelho da Figueira da Foz. Membro do Rotary Clube e co- fundador do Clube Náutico, Carlos Cardoso deixa dois filhos – Vera Maria Cardoso, de 24 anos, licenciada em Biologia Aplicada pela Universidade do Minho e actualmente bolseira e mestranda de investigação na universidade do Porto, e Carlos Frederico Cardoso, de 22 anos, que frequenta o Curso de História de Arte, na Universidade Nova de Lisboa.
O cinquentenário – filho de Teresa Cardoso e de Carlos Alberto de Oliveira Cardoso, de 85 anos, que foi, entre outros cargos, presidente do Conselho de Administração de Alberto Gaspar, SA e da STICLA, Sociedade Técnica de Construções Industriais; presidente do Conselho de Administração da Sociedade Figueira Praia, dirigente da Misericórdia – Obra da Figueira e presidente da Junta Autónoma do Porto da Figueira da Foz – deixa também dois irmãos, João Paulo Cardoso, com formação na área de Engenharia Civil, gestor de empresas e administrador da STICLA, e Maria do Rosário Cardoso Águas, ex-vereadora da Câmara Municipal da Figueira da Foz, ex Secretária de Estado nos XV e XVI Governos Constitucionais, e actualmente Deputada da Assembleia da República.
O funeral realizou-se na segunda-feira, da Igreja Matriz de São Julião para o cemitério de Ferreira-a-Nova.O funeral realizou-se na segunda-feira, da Igreja Matriz de São Julião para o cemitério de Ferreira-a-Nova.

3 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada MJoão pelo texto sobre o Carlos Cardoso. O Cácá como sempre lhe chamava o meu filho quando era pequenino. Três anos depois da perda da querida Rita, foi-se agora embora o nosso comum e querido Amigo de tantos anos. Estivemos juntos há tão pouco tempo e sempre a mesma ternura, o mesmo sorriso no olhar, as palavras carinhosas, o sorriso maroto. Ficamos mais pobres por não o ter aqui, mas sempre mais ricos por ter privado com ele. Quem sabe estão juntos, de cigarro (sempre) e um copo na mão, conversando dos bons velhos tempos... Saudades... tantas!
T

Carlos Frederico Cardoso disse...

:)

Anónimo disse...

12 anos depois ainda venho aqui de vez em quando ler umas palavras sobre o meu pai. :)