sexta-feira, 4 de maio de 2012

limite

Sonharíamos ser astronautas e seríamos. Ser grandes... e puff, aí estávamos nós com 18 anos mais os irmãos grandes que inventávamos. As canções realizariam as grandezas, os planos, as aventuras de caminho de ferro na Metrópole e no território ultramarino.
Foi-nos prometido, no jardim escola João de Deus, que sonharíamos e fá-lo-íamos porque tudo se faria pelas nossas mãos e pelos nossos desejos.
No colégio de freiras não foi bem assim. Sonharíamos e teríamos de queimar os nossos sonhos com os isqueiros que acendiam os cigarros que nos proibiam de fumar. Nessa época em que era proibido proibir. E estávamos todos proibidos de ameaçar que sonharíamos...
Um dia queimei a saia de uma freira. Um hábito com um diário bem filosófico. Foi ela que lançou o meu diário aos pés e me perguntou se fumava...eu disse que sim (provocação) e incendiei o meu diário de anarquista adolescente na base do hábito de freira.
Não me expulsaram porque chantageei...foi no tempo em que havia respeito pela informação. Deixou de haver. Ninguém tem medo da verdade. Que mossa faz a verdade... a quem importa?
Há os Média, os comunicados de imprensa, as agências. Deixei de ser jornalista e passei a profissional da informação.
Sonharíamos ser os arautos da verdade quando nos deixassem sair do castigo do sotão verde claro do jardim escola. Ser Bombeiros. Ser verdadeiros. Contrariar a multidão que foge e ir apagar o fogo.
Sonharíamos se nos fosse permitido continuar a sonhar.

Sem comentários: