quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Six Days Enduro




Da Federação de Motociclismo de Portugal:

International Six Days Enduro – 2009
Ecos da primeira apresentação pública

A primeira apresentação pública dos International Six Days Enduro (I.S.D.E.) teve lugar no Auditório do Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, onde foram desvendados alguns importantes pormenores sobre este Campeonato do Mundo por países, a disputar em Outubro de 2009 na Figueira da Foz.
[15-01-2008 20:36:12]



A cerimónia contou com a presença do próprio Presidente da Federação Internacional de Motociclismo (F.I.M.), Vito Ippolito, bem como do Director-Geral da instituição, Guy Maitre. A apadrinhar o evento compareceram também altos representantes de entidades que vão estar associadas aos I.S.D.E., nomeadamente o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Dr. Laurentino Dias, e o Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Eng. Duarte Silva.



No discurso de apresentação o Presidente da F.N.M., Dr. Jorge Viegas, sublinhou que "numa altura em que acabámos de perder o "Dakar", é importante continuar na senda dos grandes eventos desportivos. Os I.S.D.E. constituem uma prova de grande dimensão, pois envolvem aproximadamente três mil pessoas, presentes durante cerca de quinze dias na Figueira da Foz."



Além de informar que o orçamento da prova se cifrará entre "1,5 e dois milhões de euros", Jorge Viegas revelou que a escolha da Figueira da Foz também corresponde ao interesse de mostrar, além-fronteiras, que Portugal não é só Lisboa e Porto, sendo importante apostar nas cidades de média dimensão do país – atitude praticada pela F.N.M. na localização da maioria das doze provas internacionais que anualmente já tem a seu cargo.



Já o Presidente da F.I.M., Vito Ippolito, realçou os "resultados excelentes de há 10 anos", quando Portugal acolheu pela primeira vez os ISDE, acrescentando tratar-se de uma competição "muito complexa de organizar e cujos resultados são seguidos em todo o Mundo, pois é como que as Olímpiadas do motociclismo".



Por sua vez, o Secretário de Estado da Juventude e Desporto declarou que este Campeonato do Mundo de Enduro por Países "será como um bálsamo após a decepção que foi o cancelamento do Lisboa-Dakar, que deixou uma marca triste." Além de confirmar o apoio do Instituto do Desporto de Portugal a esta iniciativa, Laurentino Dias sublinhou ainda o facto do Desporto constituir um "excelente veículo de propaganda de Portugal."



Finalmente, o Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz agradeceu a atribuição do evento à cidade, afirmando que a Figueira tem estruturas adequadas para a realização dos ISDE – como seja a nível de hotelaria e restauração – e condições óptimas para a prática de modalidades ao ar livre.



Agora, é tempo de prosseguir com a preparação da prova – a 84.ª edição dos ISDE – que levará à Figueira cerca de meio milhar de pilotos em Outubro de 2009.












Representantes das entidades presentes na apresentação dos ISDE.


A contar da esquerda: Eng. Duarte Silva (Presidente da Câmara da Figueira da Foz), Dr. Laurentino Dias (Secretário de Estado da Juventude e do Desporto), Dr. Jorge Viegas (Presidente da F.N.M.) e Vito Ippolito (Presidente da F.I.M.)

Sem comentários: