segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Heróis Sem Tempo - Anabela Vaz



A jornalista Anabela Vaz, que nos deixou em choque no dia 14 de Outubro, com a sua repentina partida aos 42 anos de idade, e quando tudo fazia augurar um lindíssimo futuro com a recém-criada AVídeo, vai ser sempre a melhor das jornalistas no coração dos camaradas de trabalho.
No bom jornalismo é como na tropa: uma vez camarada, toda a vida camarada.
Por isso não gostei de, nalgumas notícias, chamarem-lhe ex-jornalista, por ela ter tido o carácter de uma leoa e se ter retirado da profissão oficialmente (devido a terceiros e a um mal entendido). Porque o seu olhar clínico continuava a ser o de uma jornalista, filmasse ou fotograsse o que filmasse ou fotografasse.
Quando lhe telefonei a perguntar se queria que eu a credenciasse com a minha equipa da euronews no Six Days Enduro ela respondeu-me que sim, que a credenciasse porque "estava doente, não estava morta".
Assim, aquilo que me participaram depois de uma jornada de enduro foi isso: ela foi, apressadamente, para algum lugar onde era mais precisa. Disseram-me outra coisa, fiquei em choque, chorei, bebi, cantei e chorei. Conclui aquilo que disse: que ela só podia mesmo ter ido em viagem....mais celeste do que as habituais.
Porque as pessoas que amamos sentam-se nas núvens para nos acenar quando pensamos nisso. Não é gente que morra. É gente que protagoniza aquilo que apenas continuamos neste caminho.

1 comentário:

Paulo Dâmaso disse...

Uma bonita homenagem à nossa amiga Anabela.

beijo meu*