sexta-feira, 26 de junho de 2009

a semana

...............


Isto é que tem sido um tempo de convulsões, dramas e acontecimentos e desacontecimenos da política mundial e nacional!
O que se passa no Irão é dramático. Porque, para reprimir a expressão, não só dos jovens mas já de uma grande parte da sociedade, o governo recorre os esbirros do Conselho dos Guardiães, os basaji - milicianos voluntários melhor armados que do que quaisquer outras forças, mas que vestem à civil e se tentam misturar com as pessoas. Passaram rapidamente das ameaças às mulheres que colocam mal o shador aos tiros com balas que explodem, de armas que estiveram proibidas pela Convenção de Genebra mas que foram usadas por todos em todas as guerras. A AK 47 chinesa ou jugoslava tanto foi usada em Sarajevo, durante o embargo de armas da ONU na guerra dos Balcãs,como na guerra civil de Angola e em muitos mais conflitos. As balas são grandes, enormes, e fazem um estrago doido dentro do corpo humano. Foi assim que mataram Neda, a jovem mártir que se tornou em ícone dos protestos dos iranianos no Irão e na diáspora iraniana.
Os basiji são o género de civis radicais e violentos que houve em Cuba ou no Brasil em tempos de violência criminal para matar as crianças da rua ou pessoas com ideias de abertura política.
São eles que vão atrás dos manifestantes, porta a porta, lhes tiram os telemóveis e lhes batem... e os fazem desaparecer dos hospitais para local incerto. Não há números correctos de mortes, mas há centenas de pais que procuram os filhos, segundo a última grande repórter francesa a deixar o terreno, antes do correspodente da BBC )sem credenciais, confinados ao hotel em que estavam.



E depois de todas as declarações dos líderes mundiais, quando respirávamos o ar de outros ventos, a nossa realidadezinha acorda-nos, brutal: a PT ia comprar 30 por cento da TVI. Camaradas de trabalho começaram a fazer inquéritos por email: achas que este é o meio de Sócrates calar a Manela e o Moniz? Admites? Que fazemos? E tanto eu como outros lembrámos em todos os Media e todos os meios que Sócrates afirmou, há 5 anos, que o Governo já tinha um serviço público e por isso não faria sentido controlar os meios de comunicação social adquirindo outras participações. Os políticos levantaram a voz e (passe de mágico) Sócrates fez a incrível declaração de que "o Governo não aprova a compra da PT"! Ora, então...porque é que a PT andou a divulgar isso e a criar polémicas? Claro que sabia




mas - milagre da santa ignorância -acredita que os portugueses vão aceitar que ele alegue "desconhecimento total da operação". Que lata...para salvar a pele, "a imagem" - como disse Ferreira Leite. E sim, também, para calar as críticas de Nuno Melo e Louçã (que parvos, levantarem a lebre assim em tempo pré-eleitoral!...)
Portanto, descansemos todos ... até à próxima argolada: o governo não vai controlar indirectamente a linha editorial da televisão privada.

Ao mesmo tempo a bela e lutadora Farah Fawcet
e o excêntrico Peter Pan da música Michael Jackson morriam.

Hoje, todos lembram o Rei das Vendas na Pop, o pai da "moon walk dancing" o genial artista de Thriller. As famílias que receberam dinheiro de Jackson, na altura do julgamento por abuso sexual de menores, para não testemunharem, e os demais indemnizados, também se lembram.

Sem comentários: