quinta-feira, 31 de março de 2011

Violadores em liberdade, menina na morgue

O DN de 29 do mês que finda trazia, na página 18, uma notícia com o título "Menina abusada por 10 homens morre em clínica".

Para além da tristeza e do mistério que envolve a sua morte, registo aqui o meu espanto por causa de um dado importante que vem na notícia sobre os 10 violadores que a justiça portuguesa enviou para casa com a legislação socrática para predadores sexuais:

Foi durante 15 meses, de Julho de 2006 a Outubro de 2007, que tudo se passou, como ficou provado em tribunal. A menina de 12 anos, deficiente mental, foi violada por trabalhadores da construção civil, no concelho de Vila Franca, na ilha de S. Miguel, nos Açores. Cinco dos homens foram condenados a penas de prisão que variam de 4 a 6 anos, por ter ficado provado que concretizaram a cópula e tiveram sexo oral com a criança. Os outros cinco foram igualmente condenados, mas com pena suspensa. Três foram absolvidos e outro foi considerado inimputável.

Bem, quando chegamos a esta fase da leitura, já nos estamos a perguntar como é que ninguém ainda foi ao rabinho do legislador ou lhe violou um(a) filho(a).

Os homens acusados de praticarem atos sexuais com menor, que tinha problemas do foro mental (não esquecer), tinham entre 20 e 80 anos e molestaram a menina nas obras de uma urbanização.

Não vou entrar nos pormenores sórdidos, mas o estado da nossa justiça é tão mau que, depois da sentença idiota, entre 4 e 6 anos, alguns advogados ainda tiveram a lata de anunciar que iam recorrer da sentença. E, atenção, porque nenhum está a cumprir prisão.

Das duas uma: ou estavam, eles próprios, convencidos da injustiça para com a vítima e queriam mais uns anos de prisão para os clientes fazerem um bom retiro espiritual, ou deviam ir fazer um estágio sobre deontologia e ética.

Porque é absolutamente indecente que os violadores, em Portugal, aguardem os recursos em liberdade, depois da condenação a prisão efetiva. Eu tenho de explicar isso aos meus camaradas de trabalho numa redação internacional, tenho de repetir a explicação do que se passa com o processo Casa Pia a cada vez que sai uma notícia...e ninguém entende. Expliquem a um russo, a um inglês, a um francês....tentem explicar como é que um violador é condenado como um ladrãozeco de terceira categoria...

Como uma desgraça nunca vem só, a menina morreu no hospital, já com 16 anos, esvaída em sangue, num hospital de Lisboa. Estava institucionalizada.

Resta-me lembrar aqui a Ópera do Malandro de Chico Buarco e "Geni e o Zepelim"
http://www.youtube.com/watch?v=jsB--twZgng

2 comentários:

Anónimo disse...

E os pais desta criança, onde estavam eles durante a fase das violações?
E o hospital onde a criança faleceu? Qual foi? que médicos a acompanharam? digam-se todos factos, para que ninguem cometa o erro de lá ir em caso de aflição.

Maria João Carvalho disse...

O Dn em questão deixei-o no trabalho e, neste momento estou em casa. Mas, pelo que percebi, os abusos foram cometidos durante as férias escolares perto da casa da menina, nos Açores , entre os 12 e 13 anos. Os pais são agricultores e depois do que aconteceu, levaram-lhes a criança para uma instituição do Estado. Aquilo que aconteceu em Lisboa foi à guarda do Tribunal de Menores, mas eu confirmo tudo para amanhã.