quarta-feira, 27 de março de 2013

Chipre/Galiza


Semana Santa em Viveiro-Galiza - Pedido do Consul Honorário de Chipre, António Fonseca, aqui publico:
Caros amigos,
Um grupo de amigos de Chipre do norte da Galiza escreveu-nos propondo intercambiar informação. Nesta sua primeira sugestão dão a conhecer as celebrações da Semana Santa numa localidade típica costeira da Galiza.
Recomendamos uma visita a Viveiro se possível durante esta importante festa religiosa.
Viveiro
Semana Santa Grande numa cidade pequena
A cidade medieval de Viveiro no norte da província de Lugo na Galiza entende-se por três núcleos importantes: centro histórico, praia de Covas e porto pesqueiro de Celeiro. A sua população atual é de pouco mais de 16 mil habitantes.

A partir do século XII Viveiro conhece um grande desenvolvimento económico alcançando o estatuto de cidade em 1346.

O centro histórico de Viveiro com os seus numerosos monumentos mantém a sua estrutura ancestral com ruas estreitas a maioria das quais ligadas aos ofícios praticados pelos seus habitantes.

A Semana Santa de Viveiro foi declarada de interesse turístico nacional em 1988. É a celebração Pascal mais importante da Galiza tanto pela riqueza das suas imagens como pela sua antiguidade que remonta à Idade Média com o assentamento na cidade das ordens de S. Francisco e de S. Domingos. Estas Ordens religiosas deram origem às duas Confrarias mais antigas, a Venerável Ordem Terceira Franciscana e a Ilustre Confraria do Rosário que celebram desde tempos remotos os dois principais eventos da Semana Santa: o Encontro que se realiza na manhã de Sexta Feira Santa com figuras articuladas e a Descida da Cruz que tem as mesmas características e que tem lugar durante a tarde de Sexta Feira Santa.

A Semana Santa sofreu no decurso dos séculos um contínuo processo de melhorias, novas procissões e introdução de novas imagens aliando a tradição com a inovação mas sempre conservando a sobriedade e humildade das ordens religiosas.

Nos anos 40 do século XX a Semana Santa conheceu um grande impulso com a criação de novas Confrarias e com a participação massiva de 3 mil dos seus habitantes na vida das oito Confrarias atualmente existentes.

O visitante encontrará um completo programa de procissões, actos litúrgicos, exposições e concertos desde Sexta Feira das Dores até Domingo da Ressurreição.
António Fonseca
Consul Honorário da República de Chipre




Sem comentários: