quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Para ti, Pilar, e para nós, figueirenses



notícia de Jorge Lemos em O Figueirense


Mural de Fernando Ledesma homenageia o pai, o poeta salmantino José Ledesma Criado
Depois de em 2007 ter inaugurado a Praceta Ledesma Criado (sul da Esplanada Silva Guimarães), a Câmara Municipal da Figueira da Foz promoveu uma homenagem ao poeta salmantino. O evento incluiu a apresentação de um mural criado pelo filho do poeta, o artista plástico Fernando Ledesma, também ele um amigo e visitante frequente desta cidade.
“Quis dignificar um pouco mais o espaço com um trabalho que representa três símbolos muito importantes para mim, o fogo, a água e o ar”, disse Fernando Ledesma apresentado a barca construída com azulejos e ferro, um dos materiais de eleição do artista. Ao centro, de sob a construção de uma pomba da paz, o perfil de «Pepe» Ledesma.
Para António Tavares, vereador da Cultura, o mural encerra “valores essenciais” que Ledesma Criado procurou divulgar ao longo da sua vida.
“O Pepe era um homem formidável, com uma paixão muito grande pela cidade e que sempre soube misturar o encanto de Salamanca com a beleza da Figueira da Foz”, disse por seu lado João Ataíde para quem o mural agora inaugurado “representa o espírito ibérico e a relação de espontaneidade entre Salamanca e a Figueira da Foz”.
Segundo o presidente da Câmara da Figueira, José Ledesma Criado e a sua família “são os grandes embaixadores de Salamanca na Figueira da Foz”.
Recorde-se que José Ledesma Criado (1926-2005), nascido em Salamanca, estabeleceu a partir de 1962 uma relação profunda com a Figueira da Foz, onde permaneceu por largos períodos. Este verdadeiro “embaixador cultural da comunidade espanhola”, também professor universitário e advogado, publicou em vida cerca de duas dezenas de livros de poesia e deixou inúmeras crónicas espalhadas pela imprensa, incluindo a figueirense.

Um livro («Creio no mar e nas suas Margens»), uma exposição (espólio cultural), uma serenata (Rua dos Banhos, n.º 13, sob a varanda da casa da família Ldesma) e dois momentos de declamação de poemas (por Alfredo Pérez Alencart e Manuela Azevedo) construíram em setembro de 2009 uma noite cultural de homenagem a José Ledesma Criado.
O «Pepe» – como era mais conhecido entre os muitos amigos em quem deixou saudades – juntou no Casino Figueira (responsável pela homenagem) portugueses e espanhóis, figueirenses e salmantinos, na recordação de uma figura que não reconheceu fronteiras e que, pela poesia, recriou as margens da sua própria existência, acarinhando uma Ibéria que (o) compreendia e que não o esquece.

Sem comentários: