sábado, 12 de novembro de 2011

Wilson e SDN/Tratado de Versailles

Iraque, curdos, xiitas e sunitas, judeus...agrupados, todos, no mesmo país. Foi assim que os cartógrafos da SDN, nas negociações, receberam ordem para fazer. Quanto à Alemanha, humilhada e sem a Alsácia, a Itália sem poder obter nada do que queria em relação ao Adriático, a Holanda, Bélgica e o Japão a ameaçarem deixar Paris (todos tinham propósitos colonialistas além mar, o japão an China), quando Wilson já era acusado de vaidoso protestante e presbitariano ... o nacionalismo cresceu e os preparativos da guerra tiveram início. A Alemanha disse que não tinha meios para pagar mais de 10 mil milhões de dólares de indemnização de guerra, mas os ingleses pediam o triplo e os franceses questionavam o valor da vida humana e divulgavam imagens dos mutilados nos cinemas, antes dos filmes.
Antes da assinatura do Tratado, já a Alemanha ameaçava com nova guerra e alimentava o ódio nacionalista.
A Grande Depressão, o avanço do Comunismo e a promessa de território chinês ao Japão foram gotas de água para o adiamento e Mussoli prometeu fazer melhor e arranjar o porto que Orlando não conseguiu e fez recuar os compromissos. As exigências de reparações de guerra contribuiram, também, para a lentidão da história.
Loyd George alertou Wilson, entretanto, para ter cuidado: tratemos alguém como inimigo e ele não nos decepcionará. Loyd George acabou por ter de se demitir. O Duce era aclamado em Itália. Os cartógrafos continuavam a redesenhar as fronteiras de África, Médio e Oriente e Ásia. Era altura de repousarem.
Só Wilson sonhava. Até que os bombardeamentos da frota naval alemã começaram. a Alemanha, dois dias antes da assinatura, bombardeou a frota para que não caísse em mãos inimigas.
A assinatura foi adiada, o Tratado renegociado...até...quase às calendas, até encerrar oficialmente a Grande Guerra.
Clemenceau morre sozinho, sem conseguir a proteção que queria contra a Alemanha. A China não assinou. A Alemanha foi condenada a pagar os 10 mil milhões de dólares, mas nunca aceitou a imposição do Tratado de Versailles. a América acabará por regeitar a SDN e Wilson morreu sem deixar de acreditar no seu projeto.

Sem comentários: