terça-feira, 3 de novembro de 2009

Aniversário da Equipa Portuguesa na EuroNews



A equipa de Língua Portuguesa da Euronews festeja uma década em Lyon.
Não são os mesmos 15 jornalistas de início (agora ja há duas equipas volantes e são 17), mas uma grande parte mantem-se e outra renovou-se. Alguns como o Ricardo Figueira e a Joyce Pina partiram e regressaram. Mas outros foram apenas para outro lado: (sem qualquer ordem temporal ou de importância) a Madalena Augusto foi para a SIC, o Ricardo Carvalho foi para a a SIC Notícias e a Joana Santos para a Google, o Sérgio Vicente ficou com a delegação da RTP em Évora (acompanhamos sempre). O nosso querido António Ilharco da Economia (ex-Semanário, hoje assessor da CPLP) casou com a linda Sandra Pinto e voaram para Portugal. O cineasta Nuno Pereira, a desportiva, imaginativa e super-querida Catarina Morgado (hoje em Macau e muito bem), o Pedro Benevides (hoje RTP)o Nuno Barradas, a Elisabeth de Sousa (Paris), o Rui Carvalho...o primeiro team leader, Mário Moreira, que faleceu - foi substituido por Maria Barradas. O Manuel Santana que nos escolheu um a um. A Fatinha Faria (É Fátima, mas, para mim será sempre Fatinha)Iolanda Ferreira, da RDP...

Houve casamentos mistos na redacção com nascimentos ainda mais mistos: Patrícia Cardoso e o italiano Claudio Rosmino, o Ricardo F. e a russa Katia Guseva, Tiago Braga Marques e a francesa Sophie Desjardin, José Miguel Sardo (único português no na Comissão da Carteira do Sindicato de Jornalistas francês) com a galega Maria Piñeiro. Jornalistas de outras nacionalidades ou com dupla nacionalidade, como o Jean Marco (monegasco que viveu 30 anos em Portugal, onde cobriu o 25 de Abril) e hoje é chefe da rubrica Space, a luso belga Nathalie Bensabat, que deixou muita saudade, mas foi por amor. Acompanhou o marido para uma missão da União Europeia em Angola e passou a fazer documentários para a ONU. E não posso pensar nela sem pensar no irreverente e amigo João Pedro Costa (envolvido sempre em tantos projectos com sucesso), a Susana Redondo e a grande, espectacular Isabel Semedo (na TVI 24). E o José Ferreira, mau feitio e bom carácter - quando estive internada em estado grave, ligou-me para o hospital a desejar sinceramente que eu ficasse bem e regressasse depressa, apesar de nem nos darmos. A sublinhar a sinceridade. A Catarina Féria, que foi para Londres...

É impossível estar agora a lembrar um a um, mas há que salientar que uma equipa tão dinâmica não está imune aos impactos da vida pessoal e das relações de amizade e inimizade. Mas o que é importante, ao fim de 10 anos, é o equilíbrio conseguido em Lyon, dentro da equipa portuguesa e entre os cerca de 250 jornalistas de oito nacionalidades diferentes (está a chegar mais uma, a turca), os delegados romenos e ucraniano, obras constantes e vida de saltibancos (as idas e vindas a Portugal e a mobilidade em toda a Europa - que está aqui tão perto... e nos absorve os fins de semana.

A Margarida Borges assinala o Aniversário com uma criação à medida: visitem o site e vejam o artesanato dela.
Artesanato da Guida

5 comentários:

diáriodesusete disse...

E pronto menina João. Estou a exercer o meu direito de resposta aqui:) Muito me contas. Os nomes não me são desconhecidos. Mas só os nomes mesmo. Bom trabalho e vou tratar da edição da peça.bisou

diáriodesusete disse...

:)

Rui Carvalho disse...

Oh minha cara João,

O Jean Marco é monegasco? Não será antes alsaciano. Tinha a impressão que era. Depois do teu email é óbvio que a pessoa não pode deixar de sentir alguma nostalgia dos excelentes momentos passados em Lyon. Volta e meia ainda acabo por encontrar algumas pessoas dai por questões profissionais em acções de acompanhamento a alguns clientes: Ricardo Figueira - Na Bélgica, nos Euroeffies - ou Sergio Cantone durante a última cimeira europeia de Lisboa. Beijinhos e abraços para toda a gente

Sandra disse...

Olá João

Foi há 10 anos. Uma aventura que mudou a vida de muitos de nós e que permitiu a muitos outros a tal experiência internacional com que sonhavam. Alargamos horizontes e engrandecemos os nossos valores, num ambiente muito particular, dotado de uma enorme riqueza cultural e humana.

Constato que a aventura continua para todos aqueles que aí permanecem da equipa inicial e para todos aqueles que por aí passaram e por aí passam, depois do meu regresso e do António a Lisboa, que tu tão romanticamente descreveste.

De todos os nomes que citaste não posso deixar de evocar o da Elizabeth e o do José Ferreira, porque nunca mais soube nada deles. E foram, de uma forma ou de outra, duas pessoas muito próximas, há exactamente 10 anos.

Com a Madalena e a Catarina, que também casaram e são mães de dois miudos muito giros, mantenho o contacto e a amizade de sempre. A Madalena está na áfrica do Sul e a Catarina permanece em Londres.
O Rui, O Pedro, o António e eu continuamos as nossas vidas na "metropole". O Sérgio, calculo que já seja um alentejano, pelo menos de coração.

Alguém sabe da Ana???

Não posso esquecer o Manuel Santana que nos juntou a todos e lançou o projecto. Foi graças a ele que nos encontramos e partilhamos Lyon.

Espero que a Euronews portuguesa celebre muitos e bons anos e que continue a ser, para todos vocês que aí continuam a dar o litro (Maria B, M. João, Tiago, Ricardo,João Monteiro, Jean Marco e espero não estar a esquecer-me de ninguém) uma experiência gratificante não só ao nível profissional mas sobretudo ao nível humano. Porque, in the end of the day, é aquilo que levamos.

Beijinhos nostalgicos
Sandra Pinto

Unknown disse...

Olá Maria João,
Peço desculpa pela intromissão, mas foi a única maneira que encontrei de contactar com alguém da equipa portuguesa da EuroNews.
Sou uma jovem jornalista portuguesa e estou a candidatar-me ao programa de estágios internacionais INOV-ART, promovido pelo Ministério da Cultura e pela Direcção-Geral das Artes (DGArtes). Gostaria muito de poder estagiar com a vossa equipa, sobretudo na editoria de cultura, que é a área contemplada por este programa. Para isso precisava de entrar em contacto com alguém da EuroNews responsável por estas iniciativas, será que me pode indicar algum contacto?
Agradeço, desde já, qualquer ajuda que me possa dar.
As minhas desculpas mais uma vez.

Sara Pinto