sexta-feira, 30 de setembro de 2011

euronews e RTP: a guerra de Relvas

Euronews fecha o serviço em português se a RTP deixar de pagar Por Ricardo Paz Barroso no jornal i

Canal de notícias já avisou que, caso nenhuma entidade pague pelo serviço, os 18 jornalistas serão despedidos
O ministro Miguel Relvas sugeriu, no final de Agosto, que a RTP deveria “repensar” o contrato que a estação pública mantém com o Euronews e que custa, segundo Relvas, “cerca de dois milhões de euros”. Mas, se a medida avançar, isso poderá significar o fim do serviço em português do Euronews, assim como o despedimento dos 18 jornalistas portugueses a trabalhar em Lyon, França, sede daquele canal de notícias. As consequências serão ainda extensíveis aos 15 colaboradores do serviço em português.
O i apurou que o receio se instalou entre os portugueses da redacção do Euronews. A empresa fez saber, internamente, que “se não houver uma entidade que pague o serviço, este terá de ser encerrado, pois a empresa não poderá arcar com os custos”. É a RTP que detém ainda os direitos de transmissão do Euronews em português. Miguel Relvas não comenta o assunto.
O serviço informativo em português nasceu em 1999, seis anos depois do Euronews – do qual a RTP é accionista (cerca de 2%) – ter sido criado. A cada dois anos, o contrato entre a RTP e o canal europeu é renegociado, tendo a última vez sido em Janeiro de 2011. O valor desta prestação é, ao contrário do que afirmou Relvas em Agosto, 1,75 milhões de euros, revelou fonte da empresa. Segundo soube o i, este valor é inferior em mais de 50% ao que pagam as restantes estações públicas para ter um serviço noticioso na respectiva língua: cinco milhões de euros. O Euronews é difundido em nove línguas, uma delas o árabe. Chega a 177 milhões de lares no mundo – 3,5 milhões em Portugal, onde tem cerca de 800 mil espectadores diários –, isto é, por ordem audiométrica, tem mais espectadores que a Sky News, a CNN International e a BBC World. E, no conjunto dos países servidos pelo Euronews, Portugal é o que regista a segunda maior taxa de penetração, logo atrás da Rússia.
A sugestão do ministro dos Assuntos Parlamentares, que tutela a RTP, surgiu numa altura em que o governo pediu um plano de reestruturação à estação pública, entregue a 20 de Setembro.
Uma reestruturação que já parece ter começado, pelo menos nos ‘custos de grelha’, com a decisão, segunda-feira, de não concorrer à transmissão da Liga dos Campeões, poupando assim 5,75 milhões de euros. Se a este valor somarmos os 1,75 milhões de euros com o eventual corte do contrato do Euronews, será líquido dizer que, em 2012, a RTP irá poupar, pelo menos, 7,5 milhões de euros nos custos de grelha, que foram de 114 milhões em 2010.
A 18 de Abril de 2005, o Euronews acabou por salvar o dia à RTP: uma greve de jornalistas e técnicos paralisou a programação, tendo a estação emitido o Euronews na RTP1 durante toda a manhã

1 comentário:

Belinha Fernandes disse...

Cachorros da praia de Buarcos precisam donos - ajude a divulgar, p.f.!

Olá MJ! Achas que podes dar uma ajuda a divulgar? A ver se estes bichinhos não acabam mortos.:(