segunda-feira, 3 de maio de 2010

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

.
.



foto arte design

A directora geral da UNESCO pediu hoje, no dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que se faça um minuto de silêncio pelos jornalistas que morreram em trabalho.

"O direito de saber é fundamental para a defesa de outros direitos fundamentais, para promover a transparência, justiça e desenvolvimento", refere Irina Bokova, adiantando que a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão "reforçam a democracia".

Muitos jornalistas - adianta - exercem a sua profissão num ambiente onde as restrições à informação são a norma, onde lidar com pressão ou intimidação está presente diariamente.

"Convido todos a um minuto de silêncio para honrar os jornalistas que pagaram com a vida o nosso direito à informação", apela Irina Bokova na mensagem anual onde também exorta os governos, a sociedade civil e os meios de comunicação social do mundo a juntar esforços com a UNESCO na promoção da liberdade de informação no mundo.

.


foto artedesign

Por mim, lembro todos os camaradas com quem trabalhei ou me cruzei e foram assassinados no Sudão, na ex-Jugoslávia, em Angola...alguns, foram torturados antes da morte para revelação de fontes e material.

Que a liberdade de imprensa honre a sua memória.

Sem comentários: