quarta-feira, 14 de abril de 2010

Portugal dos Pequenitos



Portugal dos Pequenitos, que Bissaya Barreto criou para as crianças, pelas crianças e em prol das crianças, exige aos pais dos petizes o pagamento de 8.75 euros por bilhete, um escândalo num país que nada faz em prol das famílias numerosas e do aumento da taxa da natalidade e onde as fundações, como a Bissaya Barreto, deviam ser guardiães de algum princípio emblemático, com mais altruísmo que mira no lucro imediato.

Hoje, o meu irmão pagou pela própria entrada, da mulher e de uma nossa irmã,26.25 euros - a pequenina, como tem menos de dois anos, não pagou. Assim, parece que fizeram uma visita quase exclusiva. Está bem que estamos a meio da semana...mas o maravilhoso e inigualável parque, estava, como soi dizer-se, "às moscas". Como cidadãos, os utentes não gostaram.

Mesmo para quem vive no Japão, como é o caso do Pedro e da Keiko, 8.75 euros é bastante mais do que o normal, seja no Oriente ou na Europa.

Do site oficial

História
Situado em Coimbra, o Portugal dos Pequenitos é desde 8 de Junho de 1940, data da sua inauguração, um parque lúdico-pedagógico destinado essencialmente à Criança.
Nascido pela mão e pelo génio de Bissaya Barreto e projectado pelo arquitecto Cassiano Branco, integra desde 1959 o património da Fundação Bissaya Barreto , que tem como patrono este ilustre Professor.
Retrato vivo da portugalidade e da presença portuguesa no mundo, o Portugal dos Pequenitos é ainda hoje um referencial histórico e pedagógico de muitas gerações.
Para além de ser um espaço de aproximação de culturas e de cruzamento entre povos, o Portugal dos Pequenitos é também uma mostra qualificada da arte escultórica e arquitectónica que, pela miniatura e pela minúcia, ainda hoje encantam crianças, jovens e adultos.



O Portugal dos Pequenitos, o parque temático mais antigo do País e certamente um dos mais antigos do Mundo, faz 70 anos no dia 8 de Junho de 2010.

Sem comentários: