terça-feira, 29 de junho de 2010

Paparazzo para o Mourinho já!



No dia 27 de Junho, aprazível domingo ao início da tarde, Mourinho chegou em grande aparato ao aeroporto da Portela. Em grande aparato quer dizer com duas carrinhas, assessores, empregados e família.

Eu também ia fazer o check in, e, humilde e gentilmente, pedi-lhe para o fotografar e expliquei-lhe bem que não era para publicação, apesar de jornalista, mas para arquivo de admiração. Ele, mal disposto e enjoado dise que não.

Respeitei, claro...desde a estrela Rod Stewart até aos generais mais sombrios em todas as guerras que cobri, os meus fotografados sempre me autorizaram, com simpatia ou não, a captar a imagem. São pessoas públicas e assumem o papel.
Mourinho não. É mesmo enjoado.
Para a próxima não solicito nada, claro. Ele passa e eu não fotografo ostensivamente. Mas que ele merece todos os paparazzo do mundo atrás dele...ai isso merece! Para venderem a imagem sem lhe dar direitos. Talvez aprecie mais.

Ainda bem que ele está no Real Madrid. Gosto muito mais do nosso querido Carlos Queiroz.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Filomena Praça

I Care a lot mostra as peças seleccionadas para o projecto Middle Esat portable Discussion.

Lá está a magnífica escultura da Filomena Praça para trazer ao ombro nestes momentos difíceis que atravessa o povo palestiniano.

I care to.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Inadmissível...

que só desde ontem a BP tenha começado a falar em selar de vez a jazida que tem a fuga e está a provocar a maré negra no Golfo do México...inadmissível que Obama e a Casa Branca tenham feito de conta que essa solução não existia e que estavam a pressionar a BP quando deviam ter ordenado imediatamente o fim dessa fonte de petrodólares mas a protecção das baías do Louisiana, da Florida, etc...ninguém se preocupou em defender a flora e a fauna do Planeta.
O nosso Planeta Azul. Sniff.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Burka da vergonha

França faz campanha para que a burka não envergonhe os europeus...




mas não faz a melhor campanha.

Muito mais do que uma questão de minoria, de sumissão ou islamismo radical,a questão básica é a de segurança colectiva, social.

As pessoas têm o direito de saber com quem se cruzam, seja de chapéu posto, véu, lenço, coroa... seja o que for.

E acho que esse é um direito constitucional. Não se pode permitir a imposição do medo e da desconfiança numa sociedade democratica.

Mas quem sou eu?

Figueira em Abril

Com o cancelamento dos voos, em Abril, muitos turistas aproveitaram para rumar de novo às melhores praias do país. Claro que a Figueira era obrigatória.


segunda-feira, 10 de maio de 2010

UE defende o euro

Notícia que me fez sorrir logo de manhã, quando fiz o zaaping matinal:

Bolsas europeias valorizam depois de conhecido o fundo da UE para apoiar Zona Euro
Conhecido o fundo de emergência para defender a Zona Euro, os mercados financeiros estão em alta A Bolsa de Lisboa abriu a valorizar 7,5 %, e chegou a estar acima dos dez por cento durante a manhã. Nos restantes mercados europeus o clima de euforia é idêntico. Os índices asiáticos também reagiram em alta, embora menos acentuada.. A cotação do euro está a subir, depois de ter caído na semana passada.

Uff...o euro parece mais defendido contra os "lobos" financeiros.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Sindicato dos Jornalistas comunica:

2010/MAI/06
SJ pode ser assistente no processo contra Ricardo Rodrigues
O Sindicato dos Jornalistas (SJ) considera que Ricardo Rodrigues poderá responder criminalmente por atentado à liberdade de informação por se ter apoderado de gravadores de jornalistas ao serviço da revista “Sábado”, pelo que decidiu constituir-se assistente no processo resultante da queixa que aqueles apresentaram contra o deputado.
Em comunicado hoje divulgado, 6 de Abril, o SJ reitera a condenação do acto, levado a cabo por Ricardo Rodrigues com o intuito de impedir a divulgação da entrevista que concedeu à "Sábado", e sublinha que o deputado tem a "indeclinável obrigação de saber que os gravadores em causa podem conter gravações cuja confidencialidade deve ser protegida e que nem mesmo o Tribunal Cível de Lisboa pode aceder ao seu conteúdo sem decisão judicial nos termos da Lei e cumpridos todos os requisitos para o efeito".

Liberdade...quem a tem chama-lhe sua

Em Portugal há, pelo menos, um eleito socialista que não percebe o que é viver em democracia e respeitar a liberdade de informação.

O deputado do PS, Ricardo Rodrigues apropriou-se dos gravadores de jornalistas ao serviço da revista "Sábado", na passada sexta-feira, no decorrer de uma entrevista em que se sentiu posto em causa.

Como considero que o acto de confiscar cabe aos Tribunais, em execução de pena, o que o senhor Rodrigues fez foi roubar... e é feio meter a foice em seara alheia. No mínimo.

Será que, depois, ouviu as gravações dos jornalistas? Apagou-as ou impediu, apenas, a sua realização? Pediu desculpa ou não assumiu culpa?

Enfim...uma tristeza.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

.
.



foto arte design

A directora geral da UNESCO pediu hoje, no dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que se faça um minuto de silêncio pelos jornalistas que morreram em trabalho.

"O direito de saber é fundamental para a defesa de outros direitos fundamentais, para promover a transparência, justiça e desenvolvimento", refere Irina Bokova, adiantando que a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão "reforçam a democracia".

Muitos jornalistas - adianta - exercem a sua profissão num ambiente onde as restrições à informação são a norma, onde lidar com pressão ou intimidação está presente diariamente.

"Convido todos a um minuto de silêncio para honrar os jornalistas que pagaram com a vida o nosso direito à informação", apela Irina Bokova na mensagem anual onde também exorta os governos, a sociedade civil e os meios de comunicação social do mundo a juntar esforços com a UNESCO na promoção da liberdade de informação no mundo.

.


foto artedesign

Por mim, lembro todos os camaradas com quem trabalhei ou me cruzei e foram assassinados no Sudão, na ex-Jugoslávia, em Angola...alguns, foram torturados antes da morte para revelação de fontes e material.

Que a liberdade de imprensa honre a sua memória.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Mário Silva

Parabéns, ao Pintor Mário Silva!!!!





O Mestre foi premiado na Bienal de Florença pela magnífica carreira.

Long Life to Mário!!!!