quarta-feira, 19 de maio de 2010

Burka da vergonha

França faz campanha para que a burka não envergonhe os europeus...




mas não faz a melhor campanha.

Muito mais do que uma questão de minoria, de sumissão ou islamismo radical,a questão básica é a de segurança colectiva, social.

As pessoas têm o direito de saber com quem se cruzam, seja de chapéu posto, véu, lenço, coroa... seja o que for.

E acho que esse é um direito constitucional. Não se pode permitir a imposição do medo e da desconfiança numa sociedade democratica.

Mas quem sou eu?

Figueira em Abril

Com o cancelamento dos voos, em Abril, muitos turistas aproveitaram para rumar de novo às melhores praias do país. Claro que a Figueira era obrigatória.


segunda-feira, 10 de maio de 2010

UE defende o euro

Notícia que me fez sorrir logo de manhã, quando fiz o zaaping matinal:

Bolsas europeias valorizam depois de conhecido o fundo da UE para apoiar Zona Euro
Conhecido o fundo de emergência para defender a Zona Euro, os mercados financeiros estão em alta A Bolsa de Lisboa abriu a valorizar 7,5 %, e chegou a estar acima dos dez por cento durante a manhã. Nos restantes mercados europeus o clima de euforia é idêntico. Os índices asiáticos também reagiram em alta, embora menos acentuada.. A cotação do euro está a subir, depois de ter caído na semana passada.

Uff...o euro parece mais defendido contra os "lobos" financeiros.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Sindicato dos Jornalistas comunica:

2010/MAI/06
SJ pode ser assistente no processo contra Ricardo Rodrigues
O Sindicato dos Jornalistas (SJ) considera que Ricardo Rodrigues poderá responder criminalmente por atentado à liberdade de informação por se ter apoderado de gravadores de jornalistas ao serviço da revista “Sábado”, pelo que decidiu constituir-se assistente no processo resultante da queixa que aqueles apresentaram contra o deputado.
Em comunicado hoje divulgado, 6 de Abril, o SJ reitera a condenação do acto, levado a cabo por Ricardo Rodrigues com o intuito de impedir a divulgação da entrevista que concedeu à "Sábado", e sublinha que o deputado tem a "indeclinável obrigação de saber que os gravadores em causa podem conter gravações cuja confidencialidade deve ser protegida e que nem mesmo o Tribunal Cível de Lisboa pode aceder ao seu conteúdo sem decisão judicial nos termos da Lei e cumpridos todos os requisitos para o efeito".

Liberdade...quem a tem chama-lhe sua

Em Portugal há, pelo menos, um eleito socialista que não percebe o que é viver em democracia e respeitar a liberdade de informação.

O deputado do PS, Ricardo Rodrigues apropriou-se dos gravadores de jornalistas ao serviço da revista "Sábado", na passada sexta-feira, no decorrer de uma entrevista em que se sentiu posto em causa.

Como considero que o acto de confiscar cabe aos Tribunais, em execução de pena, o que o senhor Rodrigues fez foi roubar... e é feio meter a foice em seara alheia. No mínimo.

Será que, depois, ouviu as gravações dos jornalistas? Apagou-as ou impediu, apenas, a sua realização? Pediu desculpa ou não assumiu culpa?

Enfim...uma tristeza.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

.
.



foto arte design

A directora geral da UNESCO pediu hoje, no dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que se faça um minuto de silêncio pelos jornalistas que morreram em trabalho.

"O direito de saber é fundamental para a defesa de outros direitos fundamentais, para promover a transparência, justiça e desenvolvimento", refere Irina Bokova, adiantando que a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão "reforçam a democracia".

Muitos jornalistas - adianta - exercem a sua profissão num ambiente onde as restrições à informação são a norma, onde lidar com pressão ou intimidação está presente diariamente.

"Convido todos a um minuto de silêncio para honrar os jornalistas que pagaram com a vida o nosso direito à informação", apela Irina Bokova na mensagem anual onde também exorta os governos, a sociedade civil e os meios de comunicação social do mundo a juntar esforços com a UNESCO na promoção da liberdade de informação no mundo.

.


foto artedesign

Por mim, lembro todos os camaradas com quem trabalhei ou me cruzei e foram assassinados no Sudão, na ex-Jugoslávia, em Angola...alguns, foram torturados antes da morte para revelação de fontes e material.

Que a liberdade de imprensa honre a sua memória.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Mário Silva

Parabéns, ao Pintor Mário Silva!!!!





O Mestre foi premiado na Bienal de Florença pela magnífica carreira.

Long Life to Mário!!!!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Dom Duarte na Figueira


A presença de Dom Duarte na Figueira da Foz suscitou questões, há muito silenciadas, tanto por republicanos como por monárquicos ou académicos, monárquicos ou não.
O Professor Aníbal de Castro, a quem, unanimemente, todos chamam Mestre, levantou o véu sobre a carbonária e a maçonaria, o seu papel no regicídio e na manipulação das suas consequências. Na realidade, nunca ninguém falou no pós-regicídio - como se a democracia se tivesse instalado milagrosamente a seguir ao drama vivido no Terreiro do Paço ou depois do exílio e morte de Dom Manuel II.

Tamém foi focada, por vários intervenientes na Tertúlia de Fátima Campos Ferreira, no Casino da Figueira, a questão da expoliação dos bens da Casa de Bragança, na época da extinção dos morgadios. Os bens da Casa de Bragança não são os bbens da Monarquia, mas de uma dinastia.

Aliás, ficou evidente que a República pouco cuida dos bens, como as Joias da Coroa, à sua guarda. Estou tão abandonadas num cofre sem segurança algures na Europa, que é melhor nem especificar muito para não atrair ladrões de casaca ou doutra estirpe.

Uma crítica foi sublinhada: os gastos exorbitantes com o centenário da república: foram atribuidos 10 milhões para as celebrações, sem concurso público, sem nada. "A FundaÇão Camões não tem esse orçamento, por exemplo", queixou-se Sua Alteza Real.

Sem querer explicar-se muito sobre a própria curiosidade cibernáutica ("por se deizerem tantos disparates nos sites e redes sociais") mostrou que está up to date em relação aos sites do Instituto da Democracia ou de sites de várias Causas Reais. Salientou que a desunião tem sido um dos aspectos que mais afecta a construção de uma possível campanha pela monarquia, na expectativa de alteração constitucional. Os comentários desempoeirados, honestos, de uma simplicidade espantosa, suscitaram várias vagas de riso abafado no salão nobre do Casino. Risos de admiração por tal valentia na apresentação de argumentos.
E pelo humor:
- "Estamos aqui para descomemorar a república"



Hoje, pode ler-se no Diário Digital e na Lusa, que o pretendente ao trono português, D. Duarte Pio de Bragança, defende uma verdadeira revolução nacional cultural contra os absurdos programas escolares, classificando de mentira» a História de Portugal que se ensina nas escolas.

"Tenho muitas vezes de explicar [ao filho Afonso] que o que ensinam no programa oficial de História de Portugal, a maior parte é mentira", disse D. Duarte, ontem, quinta-feira, durante uma tertúlia no Casino da Figueira.

Respondendo a uma pergunta da jornalista Fátima Campos Ferreira, anfitriã da tertúlia "125 minutos com...", sobre o acompanhamento do percurso escolar do filho, D. Duarte acrescentou que História de Portugal retratada nos manuais escolares "é propaganda política".

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Portugal dos Pequenitos



Portugal dos Pequenitos, que Bissaya Barreto criou para as crianças, pelas crianças e em prol das crianças, exige aos pais dos petizes o pagamento de 8.75 euros por bilhete, um escândalo num país que nada faz em prol das famílias numerosas e do aumento da taxa da natalidade e onde as fundações, como a Bissaya Barreto, deviam ser guardiães de algum princípio emblemático, com mais altruísmo que mira no lucro imediato.

Hoje, o meu irmão pagou pela própria entrada, da mulher e de uma nossa irmã,26.25 euros - a pequenina, como tem menos de dois anos, não pagou. Assim, parece que fizeram uma visita quase exclusiva. Está bem que estamos a meio da semana...mas o maravilhoso e inigualável parque, estava, como soi dizer-se, "às moscas". Como cidadãos, os utentes não gostaram.

Mesmo para quem vive no Japão, como é o caso do Pedro e da Keiko, 8.75 euros é bastante mais do que o normal, seja no Oriente ou na Europa.

Do site oficial

História
Situado em Coimbra, o Portugal dos Pequenitos é desde 8 de Junho de 1940, data da sua inauguração, um parque lúdico-pedagógico destinado essencialmente à Criança.
Nascido pela mão e pelo génio de Bissaya Barreto e projectado pelo arquitecto Cassiano Branco, integra desde 1959 o património da Fundação Bissaya Barreto , que tem como patrono este ilustre Professor.
Retrato vivo da portugalidade e da presença portuguesa no mundo, o Portugal dos Pequenitos é ainda hoje um referencial histórico e pedagógico de muitas gerações.
Para além de ser um espaço de aproximação de culturas e de cruzamento entre povos, o Portugal dos Pequenitos é também uma mostra qualificada da arte escultórica e arquitectónica que, pela miniatura e pela minúcia, ainda hoje encantam crianças, jovens e adultos.



O Portugal dos Pequenitos, o parque temático mais antigo do País e certamente um dos mais antigos do Mundo, faz 70 anos no dia 8 de Junho de 2010.

sábado, 10 de abril de 2010

Na toca do gourmet com cozinheiros e salinas





Graça Mendonça nos preparativos da degustação dos vinhos da Quinta dos Cozinheiros - a propósito, o branco, Maria Gomes de 2009, está absolutamente fantástico em termos de aroma e paladar, frutoso e insinuante. Sai em Maio.




Os provadores, felizes e contentes



O sal da Casa do sal da Figueira, apresentado por José João Rodrigues: eu aprovei e comprei o sal picante que degustei no azeite em broa embebida.



Este é um pequenino aspecto da mesa de mostra da Toca do Gourmet que hoje trouxe Os vinhos da Quinta dos Cozinheiros e os petiscos da Casa do Sal.

A minha Mãe, Marta Maria, com a proprietária da Toca, Ana Ameixoeiro