sexta-feira, 16 de abril de 2010

Dom Duarte na Figueira


A presença de Dom Duarte na Figueira da Foz suscitou questões, há muito silenciadas, tanto por republicanos como por monárquicos ou académicos, monárquicos ou não.
O Professor Aníbal de Castro, a quem, unanimemente, todos chamam Mestre, levantou o véu sobre a carbonária e a maçonaria, o seu papel no regicídio e na manipulação das suas consequências. Na realidade, nunca ninguém falou no pós-regicídio - como se a democracia se tivesse instalado milagrosamente a seguir ao drama vivido no Terreiro do Paço ou depois do exílio e morte de Dom Manuel II.

Tamém foi focada, por vários intervenientes na Tertúlia de Fátima Campos Ferreira, no Casino da Figueira, a questão da expoliação dos bens da Casa de Bragança, na época da extinção dos morgadios. Os bens da Casa de Bragança não são os bbens da Monarquia, mas de uma dinastia.

Aliás, ficou evidente que a República pouco cuida dos bens, como as Joias da Coroa, à sua guarda. Estou tão abandonadas num cofre sem segurança algures na Europa, que é melhor nem especificar muito para não atrair ladrões de casaca ou doutra estirpe.

Uma crítica foi sublinhada: os gastos exorbitantes com o centenário da república: foram atribuidos 10 milhões para as celebrações, sem concurso público, sem nada. "A FundaÇão Camões não tem esse orçamento, por exemplo", queixou-se Sua Alteza Real.

Sem querer explicar-se muito sobre a própria curiosidade cibernáutica ("por se deizerem tantos disparates nos sites e redes sociais") mostrou que está up to date em relação aos sites do Instituto da Democracia ou de sites de várias Causas Reais. Salientou que a desunião tem sido um dos aspectos que mais afecta a construção de uma possível campanha pela monarquia, na expectativa de alteração constitucional. Os comentários desempoeirados, honestos, de uma simplicidade espantosa, suscitaram várias vagas de riso abafado no salão nobre do Casino. Risos de admiração por tal valentia na apresentação de argumentos.
E pelo humor:
- "Estamos aqui para descomemorar a república"



Hoje, pode ler-se no Diário Digital e na Lusa, que o pretendente ao trono português, D. Duarte Pio de Bragança, defende uma verdadeira revolução nacional cultural contra os absurdos programas escolares, classificando de mentira» a História de Portugal que se ensina nas escolas.

"Tenho muitas vezes de explicar [ao filho Afonso] que o que ensinam no programa oficial de História de Portugal, a maior parte é mentira", disse D. Duarte, ontem, quinta-feira, durante uma tertúlia no Casino da Figueira.

Respondendo a uma pergunta da jornalista Fátima Campos Ferreira, anfitriã da tertúlia "125 minutos com...", sobre o acompanhamento do percurso escolar do filho, D. Duarte acrescentou que História de Portugal retratada nos manuais escolares "é propaganda política".

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Portugal dos Pequenitos



Portugal dos Pequenitos, que Bissaya Barreto criou para as crianças, pelas crianças e em prol das crianças, exige aos pais dos petizes o pagamento de 8.75 euros por bilhete, um escândalo num país que nada faz em prol das famílias numerosas e do aumento da taxa da natalidade e onde as fundações, como a Bissaya Barreto, deviam ser guardiães de algum princípio emblemático, com mais altruísmo que mira no lucro imediato.

Hoje, o meu irmão pagou pela própria entrada, da mulher e de uma nossa irmã,26.25 euros - a pequenina, como tem menos de dois anos, não pagou. Assim, parece que fizeram uma visita quase exclusiva. Está bem que estamos a meio da semana...mas o maravilhoso e inigualável parque, estava, como soi dizer-se, "às moscas". Como cidadãos, os utentes não gostaram.

Mesmo para quem vive no Japão, como é o caso do Pedro e da Keiko, 8.75 euros é bastante mais do que o normal, seja no Oriente ou na Europa.

Do site oficial

História
Situado em Coimbra, o Portugal dos Pequenitos é desde 8 de Junho de 1940, data da sua inauguração, um parque lúdico-pedagógico destinado essencialmente à Criança.
Nascido pela mão e pelo génio de Bissaya Barreto e projectado pelo arquitecto Cassiano Branco, integra desde 1959 o património da Fundação Bissaya Barreto , que tem como patrono este ilustre Professor.
Retrato vivo da portugalidade e da presença portuguesa no mundo, o Portugal dos Pequenitos é ainda hoje um referencial histórico e pedagógico de muitas gerações.
Para além de ser um espaço de aproximação de culturas e de cruzamento entre povos, o Portugal dos Pequenitos é também uma mostra qualificada da arte escultórica e arquitectónica que, pela miniatura e pela minúcia, ainda hoje encantam crianças, jovens e adultos.



O Portugal dos Pequenitos, o parque temático mais antigo do País e certamente um dos mais antigos do Mundo, faz 70 anos no dia 8 de Junho de 2010.

sábado, 10 de abril de 2010

Na toca do gourmet com cozinheiros e salinas





Graça Mendonça nos preparativos da degustação dos vinhos da Quinta dos Cozinheiros - a propósito, o branco, Maria Gomes de 2009, está absolutamente fantástico em termos de aroma e paladar, frutoso e insinuante. Sai em Maio.




Os provadores, felizes e contentes



O sal da Casa do sal da Figueira, apresentado por José João Rodrigues: eu aprovei e comprei o sal picante que degustei no azeite em broa embebida.



Este é um pequenino aspecto da mesa de mostra da Toca do Gourmet que hoje trouxe Os vinhos da Quinta dos Cozinheiros e os petiscos da Casa do Sal.

A minha Mãe, Marta Maria, com a proprietária da Toca, Ana Ameixoeiro


sábado, 3 de abril de 2010

Bom Jazz na Figueira


O primeiro espectáculo a que assisti, no sábado em que cheguei, foi o de Stacey Kent. Não foi uma jazzy qualquer...foi uma cantora super-inteligente, contida na vocalização, silenciando mesmo as admirações e espantos com que nos brindou no seu diálogo em português verdadeiro, que aprendeu em sete semanas em que lhe interditaram qualquer palavra ou frase na própria língua.
O jazz é bom. O jazz é cool, o jazz é criativo e ajuda a criar.Caí aqui no paraíso, ao centro de Portugal, frente à praia no meu escritório com janelas abertas para o jardim de palmeiras. Stacey refrescou Jobim, Toquinho, João Gilbertop e Veloso. Bem hajas, Mundo, que me mimas assim. Hello, Stacey!

domingo, 28 de março de 2010

Ainda sobre as greves

Na edição de ontem, o Expresso chega à conclusão que Portugal é o país da Europa onde há mais greves. Errou. Em França uma greve pode chamar-se movimento social e durar duas horas por dia ao início e fim dos turnos, durante mais de uma semana, depois do aviso prévio de um só dia, e chama-se movimento social...eh...eh... É um fenómeno que tem mais incidência na altura dos feriados e fins de semana, férias da neve(Fevereiro), e todas as férias do ano: Páscoa, Natal, Todos-os-Santos, etc...

terça-feira, 23 de março de 2010

Direito à indignação

As greves estão tão banalizadas em França que já não há avisos ou panfletos com o anúncio. Hoje, frente à persiana fechada sobre a porta da Segurança Social estava um papel afixado que rezava o seguinte: "em virtude de um movimento social o serviço encontra-se fechado hoje".

O que pode querer dizer que continua pela semana toda, ou que pode ser utilizado noutros dias de greve e que quer dizer, de certeza, que não há nenhum respeito por quem necessita de recorrer à Segurança Social.

Quanto às greves de autocarros, metro e comboios, são tão frequentes que é melhor telefonar uma hora antes de viajar...não vá o diabo tecê-las. Isto não tem nada a ver com Sarkozy. É assim e pronto. Por exemplo, porque os ferroviários não querem perder o susbsídio de risco dos comboios a vapor - que já não existem desde os anos 30, nem as férias e tratamentos médicos da família inteira, mesmo já na reforma....um festim à conta dos cidadãos que descontam horrores e pagam rendas altas para viver a uns minutos a pé do trabalho e não precisar desta corja.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Acreditem ou não

Júlio Costa não é um homem qualquer: é um impostor, um traficante de estupefacientes, um ladrão. Mas, hoje, o Tribunal de Lousada, em Portugal, fez o enorme favor à sociedade de lhe dar apenas "3 anos de pena suspensa"...um incentivo para a continuação de uma prometedora carreira.
O homem apenas frequentou o 3° ano de Sociologia (no tempo "da Mari Cachucha") mas, imaginem, tinha gabinete de psicólogo, dava consultas e passava recibos de 200 euros cada, prescrevia drogas farmacêuticas e não provocou a morte de alguém porque não calhou.
Para a oficialização da fraude teve a ajuda de um médico português e de um médico espanhol (quem disse que de Espanha não vem bom vento nem bom casamento?).
Acho uma maravilha. A (in)justiça em Portugal é o máximo. Depois da alteração do Código Penal para julgar à medida os acusados do Processo Casa Pia, só faltava mesmo estabelecer, pela jurisprudência, que qualquer um pode "brincar aos médicos" em Portugal e colocar em risco a vida humana.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Um must em prol do PAM para o HAITI

"La Toque sur le Coeur"



Os estudantes do terceiro ano do Instituto Paul Bocuse de Ecully-Lyon, coadjuvados por alunos do 1° e 2° anos fizeram um jantar divino em prol do Haiti. Desde o menu concebido e desenvolvido em autêntico laboratório de cozinha, às baladas com guitarra, canções ao piano com êxitos de todos os tempos e estilos, à mensagem transmitida, foi divinal.
Os gostos e aromas foram ligados por dois vinhos apenas, um Macon, (branco) Pierreclos "La Roche" 2008 - Domaine du Château de Pierreclos e um Bourgogne Haute Côte-de-Nuits-2008 dame Huguetes.

Os estudantes 5 estrelas que perpetuam o nome de Paul Bocuse em todo o mundo, tanto se chamavam Maria e Daniel, como Emir ou Charley...eram de 36 nacionalidades Escolheram para o jantar de beneficiência, organizado com os fornecedores habituais da escola, uma ementa absolutamente consensual:

Foie gras en "Mikado", réduction de raisin au Porto et Croustillant d'amande et salade verte.
***
Queues d'écrevisses cuites â la nage, risotto vert. Bisque émulsioné.
***
Suprême de Volaile fermière en viennoise. Jus à l'éstragon. Fricassé de pointes d'asperges et champignons des bois. Pommes bouchon fondantes.
***
Coeur de guanaja pistache framboise. Sorbet exotique (era de maracujá, claro)
***
Café & mignardises

...................................................................................

O PAM, Programa Alimentar Mundial foi criado em 1962, com cinco objectivos estratégicos:
- Salvar vidas e proteger os modos de subsistência em situações de urgência;
- Prevenir a fome e investir nos mecanismos de preparação e de defesa contra as catastrofes;
- Restabelecer os modos de subsistência nas situações de transição pós-conflito e pór-urgência;
- Reduzir as capacidades dos países ana redução da incidência da fome através da transferência de programas e das compras locais de alimentos.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Dubaigate

Vejam aqui a entrevista que um especialista em espionagem deu sobre a alegada operação da Mossad no Dubai.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Um peso; duas medidas


Ontem, fui surpreendida por um documentário na France Deux sobre "a moda da madeira" em França. Fiquei a saber que, 40 por cento da madeira que os franceses compram - para o soalho, algumas paredes, tectos e casas inteiras - é madeira ilegal, normalmente exótica, que entra no país com os lotes da madeira legalmente importada, e é proveniente da floresta amazónica do Brasil, da Indonésia, da Sibéria e do norte da Europa (Finlândia e Noruega, por exemplo).
O representante de uma ONG ecologista andou pelos grandes espaços comerciais franceses a verificar a origem da madeira importada: era toda de origem duvidosa do Brasil, da Indonésia e da Sibéria. Só um pequenino lote de tábuas de revestimento para o chão tinha a etiqueta de "amigo do ambiente", com os números de série de importação e país de origem bem visíveis.

Parece fácil o discurso ecologista dos franceses (antes de Copenhaga ficámos todos com a impressão que era "muita parra para pouca uva")... mas quando percebemos que é o mercado francês que alimenta a desflorestação selvática da Amazónia e a condenação dos índios e dos animais à extinção...então o verde das florestas francesas parece quase pornográfico. É de uma hipocrisia política, económica e social gritante!