sábado, 10 de abril de 2010

Na toca do gourmet com cozinheiros e salinas





Graça Mendonça nos preparativos da degustação dos vinhos da Quinta dos Cozinheiros - a propósito, o branco, Maria Gomes de 2009, está absolutamente fantástico em termos de aroma e paladar, frutoso e insinuante. Sai em Maio.




Os provadores, felizes e contentes



O sal da Casa do sal da Figueira, apresentado por José João Rodrigues: eu aprovei e comprei o sal picante que degustei no azeite em broa embebida.



Este é um pequenino aspecto da mesa de mostra da Toca do Gourmet que hoje trouxe Os vinhos da Quinta dos Cozinheiros e os petiscos da Casa do Sal.

A minha Mãe, Marta Maria, com a proprietária da Toca, Ana Ameixoeiro


sábado, 3 de abril de 2010

Bom Jazz na Figueira


O primeiro espectáculo a que assisti, no sábado em que cheguei, foi o de Stacey Kent. Não foi uma jazzy qualquer...foi uma cantora super-inteligente, contida na vocalização, silenciando mesmo as admirações e espantos com que nos brindou no seu diálogo em português verdadeiro, que aprendeu em sete semanas em que lhe interditaram qualquer palavra ou frase na própria língua.
O jazz é bom. O jazz é cool, o jazz é criativo e ajuda a criar.Caí aqui no paraíso, ao centro de Portugal, frente à praia no meu escritório com janelas abertas para o jardim de palmeiras. Stacey refrescou Jobim, Toquinho, João Gilbertop e Veloso. Bem hajas, Mundo, que me mimas assim. Hello, Stacey!

domingo, 28 de março de 2010

Ainda sobre as greves

Na edição de ontem, o Expresso chega à conclusão que Portugal é o país da Europa onde há mais greves. Errou. Em França uma greve pode chamar-se movimento social e durar duas horas por dia ao início e fim dos turnos, durante mais de uma semana, depois do aviso prévio de um só dia, e chama-se movimento social...eh...eh... É um fenómeno que tem mais incidência na altura dos feriados e fins de semana, férias da neve(Fevereiro), e todas as férias do ano: Páscoa, Natal, Todos-os-Santos, etc...

terça-feira, 23 de março de 2010

Direito à indignação

As greves estão tão banalizadas em França que já não há avisos ou panfletos com o anúncio. Hoje, frente à persiana fechada sobre a porta da Segurança Social estava um papel afixado que rezava o seguinte: "em virtude de um movimento social o serviço encontra-se fechado hoje".

O que pode querer dizer que continua pela semana toda, ou que pode ser utilizado noutros dias de greve e que quer dizer, de certeza, que não há nenhum respeito por quem necessita de recorrer à Segurança Social.

Quanto às greves de autocarros, metro e comboios, são tão frequentes que é melhor telefonar uma hora antes de viajar...não vá o diabo tecê-las. Isto não tem nada a ver com Sarkozy. É assim e pronto. Por exemplo, porque os ferroviários não querem perder o susbsídio de risco dos comboios a vapor - que já não existem desde os anos 30, nem as férias e tratamentos médicos da família inteira, mesmo já na reforma....um festim à conta dos cidadãos que descontam horrores e pagam rendas altas para viver a uns minutos a pé do trabalho e não precisar desta corja.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Acreditem ou não

Júlio Costa não é um homem qualquer: é um impostor, um traficante de estupefacientes, um ladrão. Mas, hoje, o Tribunal de Lousada, em Portugal, fez o enorme favor à sociedade de lhe dar apenas "3 anos de pena suspensa"...um incentivo para a continuação de uma prometedora carreira.
O homem apenas frequentou o 3° ano de Sociologia (no tempo "da Mari Cachucha") mas, imaginem, tinha gabinete de psicólogo, dava consultas e passava recibos de 200 euros cada, prescrevia drogas farmacêuticas e não provocou a morte de alguém porque não calhou.
Para a oficialização da fraude teve a ajuda de um médico português e de um médico espanhol (quem disse que de Espanha não vem bom vento nem bom casamento?).
Acho uma maravilha. A (in)justiça em Portugal é o máximo. Depois da alteração do Código Penal para julgar à medida os acusados do Processo Casa Pia, só faltava mesmo estabelecer, pela jurisprudência, que qualquer um pode "brincar aos médicos" em Portugal e colocar em risco a vida humana.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Um must em prol do PAM para o HAITI

"La Toque sur le Coeur"



Os estudantes do terceiro ano do Instituto Paul Bocuse de Ecully-Lyon, coadjuvados por alunos do 1° e 2° anos fizeram um jantar divino em prol do Haiti. Desde o menu concebido e desenvolvido em autêntico laboratório de cozinha, às baladas com guitarra, canções ao piano com êxitos de todos os tempos e estilos, à mensagem transmitida, foi divinal.
Os gostos e aromas foram ligados por dois vinhos apenas, um Macon, (branco) Pierreclos "La Roche" 2008 - Domaine du Château de Pierreclos e um Bourgogne Haute Côte-de-Nuits-2008 dame Huguetes.

Os estudantes 5 estrelas que perpetuam o nome de Paul Bocuse em todo o mundo, tanto se chamavam Maria e Daniel, como Emir ou Charley...eram de 36 nacionalidades Escolheram para o jantar de beneficiência, organizado com os fornecedores habituais da escola, uma ementa absolutamente consensual:

Foie gras en "Mikado", réduction de raisin au Porto et Croustillant d'amande et salade verte.
***
Queues d'écrevisses cuites â la nage, risotto vert. Bisque émulsioné.
***
Suprême de Volaile fermière en viennoise. Jus à l'éstragon. Fricassé de pointes d'asperges et champignons des bois. Pommes bouchon fondantes.
***
Coeur de guanaja pistache framboise. Sorbet exotique (era de maracujá, claro)
***
Café & mignardises

...................................................................................

O PAM, Programa Alimentar Mundial foi criado em 1962, com cinco objectivos estratégicos:
- Salvar vidas e proteger os modos de subsistência em situações de urgência;
- Prevenir a fome e investir nos mecanismos de preparação e de defesa contra as catastrofes;
- Restabelecer os modos de subsistência nas situações de transição pós-conflito e pór-urgência;
- Reduzir as capacidades dos países ana redução da incidência da fome através da transferência de programas e das compras locais de alimentos.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Dubaigate

Vejam aqui a entrevista que um especialista em espionagem deu sobre a alegada operação da Mossad no Dubai.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Um peso; duas medidas


Ontem, fui surpreendida por um documentário na France Deux sobre "a moda da madeira" em França. Fiquei a saber que, 40 por cento da madeira que os franceses compram - para o soalho, algumas paredes, tectos e casas inteiras - é madeira ilegal, normalmente exótica, que entra no país com os lotes da madeira legalmente importada, e é proveniente da floresta amazónica do Brasil, da Indonésia, da Sibéria e do norte da Europa (Finlândia e Noruega, por exemplo).
O representante de uma ONG ecologista andou pelos grandes espaços comerciais franceses a verificar a origem da madeira importada: era toda de origem duvidosa do Brasil, da Indonésia e da Sibéria. Só um pequenino lote de tábuas de revestimento para o chão tinha a etiqueta de "amigo do ambiente", com os números de série de importação e país de origem bem visíveis.

Parece fácil o discurso ecologista dos franceses (antes de Copenhaga ficámos todos com a impressão que era "muita parra para pouca uva")... mas quando percebemos que é o mercado francês que alimenta a desflorestação selvática da Amazónia e a condenação dos índios e dos animais à extinção...então o verde das florestas francesas parece quase pornográfico. É de uma hipocrisia política, económica e social gritante!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Limpeza e reconstrução na Madeira

Que lição ao mundo estão os madeirenses a dar! Voluntariamente, toda a população se está a entreajudar e a trabalhar na limpeza da ilha e na reconstrução. Gente forte e organizada. Sim senhor.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Catástrofe na Madeira

"Construir é colaborar com a terra" princípio , já de Adriano, citado por Manuel Correia Fernandos, arquitecto urbanista, na RTPN. Contrariar de forma inimaginável a força da natureza é ficar sujeito a que a natureza se vingue. Ou seja, desviar cursos de ribeiras e rios e construir selvaticamente nas colinas...