terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Censura para governar o ingovernável

Discutir na praça pública o profissionalismo ou a saúde mental de um jornalista depois de, atabalhoadamente, o tentar silenciar, é a última gota de água que Portugal precisava - a sociedade, a classe política e mesmo a classe jornalística.
Já se adivinhava o fim das crónicas de M.C. há muito...principalmente quando começaram a ser divulgadas via email. O primeiro passo para esta vergonha pública foi dado com a intromissão de Sócates e Brown no processo McCann, que deu na retirada do mercado, na censura, do livro de Gonçalo Amaral.
Silenciar jornalistas depois de silenciar inspectores é, na verdade, o último passo rumo ao abismo, de um país onde o poder judicial e o poder político se corrompem mutuamente, se confundem no desrespeito continuado das vítimas e dos que esperam justiça, em geral.
Só falta "fechar a torneira" a Pedro Namora, e arquivar de vez o processo da Casa Pia, não é?

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Depois da Nova Constituição de Angola

José Eduardo dos Santos, presidente de Angola, anunciou que as primeiras eleições pós-guerra presidenciais, que estavam agendadas para este ano, foram adiadas para 2012.

A revelação foi feita no discurso de encerramento no congresso do MPLA, em Luanda. Para justificar o adiamento das eleições, o presidente disse desejar cumprir o mandato de quatro anos que está agora a exercer.

O constitucionalista português Jorge Miranda afirmou, a propósito da nova constituição de Angola, que era "um recuo democrático".

O adiamento na agenda eleitoral, só confirma as intenções do presidente angolano.

A passagem do regime semi-presidencialista para presidencialista tem entre os maiores críticos Marcolino Moco, antigo secretário-geral do MPLA e antigo primeiro-ministro. Saliente-se que, com a nova constituição, é ao presidente que cabe nomear os presidentes dos Tribunais de Contas, Constitucional, Supremo e a PGR.

Espera-se, com ansiedade e preocupação, aceder rapidamente a um exemplar desta nova constituição para perceber o mecanismo da eleição do presidente da República no futuro.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Falta de coragem política

Os 32 deputados franceses da comissão parlamentar que devia ter proposto legislação para o véu integral em França....não se entenderam. A proposta fica-se pela interdição do uso do nicab (deixa só os olhos à mostra) e da burka em repartições públicas. Tratar com pinças um assunto tão sério vai ter péssimos resultados. 63 por cento dos franceses exigem a interdição total do uso de nicab e da burca na via pública, nos automóveis, nas portagens, nos transportes públicos em geral.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Fundamentalismo na Europa

Chegou-me por email, não sei quem é o autor, mas não podia deixar de divulgar, porque é chocante que isto se passe na Europa que os acolhe.
Aconteceu na manifestação "Religião da Paz", em Londres. Falta-me ainda a data...





Coro euronewsiano

Fotos de Pierre Vernay

Parte do grupo coral da euronews
.

Cantamos num canto mais retirado do restaurante "L'Ancien Doyen", em Estrasburgo, para rever os tons, as vozes e o repertório *, em véspera de actuação no Parlamento Europeu. Através do vidro fosco que dá para um hall, a pessoa que fala ao telemóvel parece familiar. E é! É a eurodeputada Ana Gomes.
Nem imaginar falhar a oportunidade... assim, entre duas baladas e no fim do telefonema da provável interlocutora, procuro a mesa dos eurodeputados socialistas, para deixar um cartão de visita e divulgar a presença do Coro da Euronews no dia 19 de Janeiro às 13 horas no PE.
Na mesa estão várias pessoas conhecidas, acolhedoras e muito respeitadas, que se revelam, no dia seguinte, os melhores dos telespectadores: Vital Moreira, Elisa Ferreira, Luis Paulo Alves...passaram a palavra a Edite Estrela que, depois, se viria a revelar uma calorosa fã.~É recíproco, Dra!
Nada aquece tanto o coração como falar a nossa língua no exterior. Chamem-lhe casa europeia ou outra coisa.
No fim do serão, depois dos cumprimentos de um professor universitário que nos disse que, com mais pessoas assim não haveria tantas guerras, dou-me conta que é com pessoal de uma televisão que volto a cantar em grupo.
Quando quase todos se abrigavam na cave da televisão bósnia, durante os bombardeamentos de Sarajevo, eu ficava a cantar com um grupo de técnicos e dois ou três jornalistas servo-croatas, entre o 1° e o 2° andar. Aprendi as melodias balcânicas e eles aprenderam duas baladas açorianas que cantava, desde sempre, com o Ferro Alves, na Figueira (também cantava Chicago, John Denver e Joan Baez com os Charana e o Bracourt...)
Em Agosto passado, cantei no velório da amiga e camarada de trabalho Anabela Vaz, que morreu tão prematuramente. Era a sétima de um longo rol de oito amigos desaparecidos em 2009.
E, devagarinho, como uma pressão vulcânica que galvaniza, passei a, naturalmente, cantar em vez de soluçar. Muito mais depois de Agosto.
Percebo bem porque ecoam os cânticos no Haiti: algures, no processo de sofrimento dá-se uma catarse: a dor, sendo insuportável, solta-se através do canto, libertário e libertino.
Desde sempre que canto espirituais negros como o "Freedom". Cantar o sonho de liberdade dos escravos, afinal, é como nadar debaixo de água até chegar à superfície: é uma questão de sobrevivência.

Dedos que depenicam
das profundezas
o ser mais puro
do coração
olhos que
à míngua
de mar de seda
por ele dedilham
no ar
em vão

- MJC no regresso de Estrasburgo

- Catedral de Estrasbugo by night


19 de Janeiro foi o 17° aniversário da morte do meu irmão Zé. Cantei para ele.


* repertório de música tradicional: cantos georgianos, búlgaros, romenos, israelitas e chechenos, entre outros

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Esquadra 501


A gloriosa Esquadra 501 está de partida de Figo Maduro, em C-130, para o Haiti.
Que bons ventos favoreçam a navegação e humor para as 17 horas de viagem.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O horror

http://signalfmhaiti.com/images/tremblement.swf


fonte: twitt deck

Família euronewsiana cresce

Parabéns ao camarada de trabalho euronewsiano turco, Zeki Saatci! A sua mulher japonesa, Mina, acaba de dar à luz um explêndido casalinho de gémeos: a menina chama-se Miray e o menino Kayra!

Haiti hoje; Turquia em 1999

Espera-se o pior no Haiti. Num universo de 4 milhões de pessoas, numa ilha que tem a capital apenas a 15 km do epicentro, (que se situou a 8 km de profundidade, o que é nada) muitos milhares estarão soterrados (uns 100 mil, adianta o presidente). Na Turquia, em Izmit, o terramoto que atingiu toda a região de Marmara em 1999, o epicentro ficava a 200 km de Istambul. Teve mais de 7 na escala de Richter, como o do Haiti. E gerou um tsunami. Oficialmente, morreram 17 mil turcos. Oficiosamente, muito mais de 30 mil.
Por isso, os meus camaradas de trabalho turcos são os mais pessimistas neste início de turno da amnhã na redacção.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Fim guerrilheiro in Gabravo

Fim guerrilheiro (Maria João Carvalho)

Suspenso o sopro, travado o esgar
tremendo o olho num brilho louco
o sangue a verter na pele a rasgar
o ódio a morrer pouco a pouco

Sonhos no chão pela bandeira
opções doidas sangrando na marcha
juras traídas de amor â fogueira
a brasa, o sol, a terra que racha

Por cada arma queimada, um desejo,
por cada luto, uma posição
poder exigir não morrer sem um beijo

Gozar o luxo de ter coração
no anárquico tempo parado no ensejo
de cuspir â morte, entupir um vulcão.






Na colectânea Gabravo - Festa da Poesia na Artdomus, São Pedro de Sintra, participaram:

Américo Rodrigues
Fernando Grade
Héliot
João Rui de Sousa
Joaquim Evóneo
Jorge Guimarães
Jorge Marcel
Jorge Velhote
José Braga Amaral
José Carmo Francisco
José Luis Peixoto
José Mario Silva
Luis Filipe Sarmento
Luis Paulo meireles
m-parissy
Maria Almeida Medina
Maria Azenha
Maria João Carvalho
Mário Contumélias
Mário Dias ramos
Miguel Barbosa
Nuno Moura
Nuno Rebocho
Rafel Dionísio
Rita Taborda Duarte
Rosa Lapinha
Tiago Gomes
Tito Lívio

Todos os créditos da iniciativa são dos incansáveis artistas Ernesto Neves

- galerista e pintor -

e Nuno Rebocho


- poeta e jornalista.